G1 Mundo

Embaixador da União Europeia no Sudão é agredido em casa, diz chefe da diplomacia europeia

today17 de abril de 2023 4

Fundo
share close

País passa por insurgência violenta desde último fim de semana, quando duas milícias entraram em confronto. Desde então, mais de 185 pessoas morreram e cerca de 1.800 pessoas ficaram feridas.


Moradores de Cartum carregam seus pertences em meio aos confrontos de grupos rivais no Sudão — Foto: AFP



O embaixador da União Europeia (UE) em Cartum, capital do Sudão, foi atacado em sua casa nesta segunda-feira (17). A informação foi divulgada por Josep Borrell, representante do bloco para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, no Twitter.

“Há algumas horas, o embaixador da UE no Sudão foi atacado em sua própria residência”, escreveu. “”Isto constitui uma violação grosseira da Convenção de Viena. A segurança das instalações diplomáticas e do pessoal é uma responsabilidade primária das autoridades sudanesas e uma obrigação sob o direito internacional.”

O embaixador do bloco, o irlandês Aidan O’Hara, está “bem”, informou à AFP Nabila Massrali, porta-voz do serviço diplomático da UE.

Anteriormente, Borrell tinha pedido um cessar-fogo no país “para tornar possível a mediação”. “A UE trabalha para persuadir ambas as partes da necessidade de uma pausa humanitária e para propiciar o diálogo”, acrescentou.

O Sudão passa por uma insurgência violenta desde o último fim de semana, quando duas milícias entraram em confronto em Cartum. Desde então, mais de 185 pessoas morreram e cerca de 1.800 pessoas ficaram feridas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

caso-emmily:-empresario-suspeito-de-matar-brasileira-na-argentina-pode-ser-libertado

G1 Mundo

Caso Emmily: Empresário suspeito de matar brasileira na Argentina pode ser libertado

“Fiz tudo o que foi possível para evitar que Emmily pulasse pela janela”, disse o empresário Francisco Sáenz Valiente, 52, em uma carta de condolências escrita à família da vítima, suas primeiras palavras públicas desde o incidente, quando ela caiu no vão interno de um luxuoso edifício na Recoleta, zona nobre de Buenos Aires. Desde então, o empresário está preso em uma delegacia no bairro de Barracas. Em 5 de […]

today17 de abril de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%