G1 Santos

Empreendedores ‘respiram’ o clima Natal o ano todo: ‘É realmente divertido’

today24 de dezembro de 2022 192

Fundo
share close

Um comerciante de Guarujá, no litoral de São Paulo, afirmou ao g1 que vive o Natal o inteiro. O mesmo acontece com uma fotógrafa de Bertioga, também no litoral paulista, que altera todo o cenário do estúdio e a rotina por conta dos ensaios natalinos. A reportagem do g1 conversou com os dois empreendedores que contaram como o Natal influência o trabalho deles durante o ano e como é para eles viver o clima natalino meses antes de 25 de dezembro, quando a data é comemorada.

Ilton Rezitano, de 57 anos, contou ao g1 que trabalha durante todo o ano com comércio atacadista em feiras de exposição para lojistas. Porém, no final do ano o foco das vendas muda e ele abre as portas de uma loja que passa o ano inteiro fechada. O comércio só é aberto para vender itens de decoração natalina.

Loja no Guarujá passa o ano inteiro fechada e só é aberta entre outubro e dezembro — Foto: Arquivo pessoal



O ‘Lojão de Natal’ fica localizado na Avenida Thiago Ferreira. Ele só abre em meados de outubro e fica em funcionamento até o dia 24 de dezembro. Segundo Ilton, a loja existe há 20 anos e a ideia de vender artigos natalinos surgiu porque ele sempre gostou muito do Natal. Ao mesmo tempo, viu a oportunidade de empreender em uma área que, além do gosto pessoal, também traria um retorno financeiro positivo.

“A expectativa antes da abertura da loja é grande, pois fico o ano inteiro me preparando para isso. Fico ansioso e nervoso até a abertura das portas e até começar a atender os clientes. Minha vida virou o Natal. O negócio é muito grande. Para abrir essa loja tenho muitos preparativos”, disse.

Comerciante de Guarujá se prepara durante todo o ano para as vendas de Natal — Foto: Arquivo pessoal

Nos outros meses do ano, antes de abrir a loja em que contrata temporariamente 15 pessoas, o empresário vende os itens de Natal no atacado. A loja em Guarujá fica fechada, mas ele vai à feiras de lojistas e expõe a mercadoria. Ilton afirma que logo no primeiro mês do ano, em janeiro, ele já começa a respirar o Natal e vai à China para escolher os produtos.

Loja que só abre no Natal em Guarujá emprega cerca de 15 pessoas — Foto: Arquivo pessoal

A fotógrafa Camila Rodrigues, de 30 anos, tem um estúdio no bairro Maitinga, em Bertioga, e contou ao g1 que é ‘louca’ pelo Natal. Juntando o trabalho realizado há 12 anos como fotógrafa e o amor pelo Natal, há seis anos começou a ofertar um trabalho Especial de Natal.

As sessões natalinas mudam a rotina da profissional sete meses antes, período que passa estudando e pensando em novos cenários e figurinos.

Fotógrafa Camila Rodrigues (foto) muda todo o cenário do estúdio em Bertioga para realizar as sessões de Natal — Foto: Camila Rodrigues

“Sempre gostei muito do Natal. Principalmente dos filmes natalinos. Os cenários natalinos me inspiravam muito. Dei início às sessões natalinas basicamente pelos meus clientes, que pediam muito por um Especial de Natal. Comecei e nunca mais parei. A maioria das famílias que fotografam também amam o Natal. É realmente divertido”.

De acordo com a fotógrafa, além de alterar a decoração do estúdio com características minimalistas, com poucos móveis, paredes brancas e com teto e piso em madeira. Nesta época do ano, também altera o expediente de serviços, pois precisa da ajuda das irmãs e até de uma funcionária para dar conta da demanda, que faz o faturamento aumentar em média 50%.

Decoração e figurino para o Especial de Natal em Bertioga é pensado sete meses antes — Foto: Camila Rodrigues

“Durante todo o ano atendo sessões fotográficas ao ar livre ou em meu estúdio para famílias, gestantes, recém-nascidos, bebês e crianças. Em datas específicas o estúdio passa por mudança de cenário. Os especiais de Páscoa e Dia das Mães levam, em média, dois meses de preparação. Já o Natal começo as pesquisas de referências com sete meses de antecedência. Todo ano o cenário é diferente, por isso sempre passo por um processo de criação”.

“Todo ano monto um cenário diferente. É um presente para que as famílias tenham memórias natalinas únicas a cada ano”, finalizou.

Fotógrafa muda a rotina de trabalho com sete meses de antecedência para pensar na iluminação e no clima natalino das fotos feitas em Bertioga — Foto: Camila Rodrigues

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cachorro-fantasiado-de-rena-e-tutor-vestido-de-papai-noel-despertam-atencao-em-fusca-vermelho-pelo-litoral-de-sp

G1 Santos

Cachorro fantasiado de rena e tutor vestido de Papai Noel despertam atenção em fusca vermelho pelo litoral de SP

Segundo o engenheiro de segurança do trabalho, Renan Dias, o amigo Pit foi resgatado dentro da tubulação de um canal em Guarujá, cidade vizinha, em 2011. Cachorro fantasiado de rena, acompanhado do tutor papai noel, chamam atenção dentro de fusca vermelho nas ruas de Santos, no litoral de SP — Foto: Matheus Croce/g1 Um cachorro fantasiado de rena e o seu tutor vestido de Papai Noel em um fusca vermelho […]

today24 de dezembro de 2022 194

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%