G1 Mundo

Enchentes deixam mais de 300 mortos no Afeganistão, diz ONU

today11 de maio de 2024 6

Fundo
share close

O Programa Mundial de Alimentos está na região distribuindo mantimentos aos sobreviventes de uma das muitas enchentes que atingiram o país nas últimas semanas. A província de Baghlan, no norte, foi uma das mais impactadas.

Na província vizinha de Takhar, meios de comunicação estatais dizem que as inundações deixaram pelo menos 20 mortos.

Homem afegão passa por sua casa destruída pela enchente em Baghlan — Foto: AP Photo/Mehrab Ibrahimi



Zabihullah Mujahid, o principal porta-voz do governo Talibã, postou no X (antigo Twitter) que “centenas… sucumbiram a essas inundações calamitosas, enquanto um número substancial sofreu ferimentos”.

Mujahid identificou as províncias de Badakhshan, Baghlan, Ghor e Herat como as mais atingidas. Ele acrescentou que “a extensa devastação” resultou em “perdas financeiras significativas”.

Segundo ele, o governo ordenou a mobilização de todos os recursos disponíveis para resgatar pessoas, transportar os feridos e recuperar os mortos.

O Ministério da Defesa talibã disse num comunicado no sábado que a força aérea do país já começou a evacuar pessoas em Baghlan e resgatou muitas pessoas presas em áreas inundadas e transportou 100 feridos para hospitais militares na região.

Richard Bennett, relator especial da ONU sobre a situação dos direitos humanos no Afeganistão, disse no X que as enchentes são um lembrete claro da vulnerabilidade do Afeganistão à crise climática e que são necessárias ajuda imediata e planeamento a longo prazo por parte dos talibãs e dos intervenientes internacionais.

As autoridades disseram anteriormente que em abril pelo menos 70 pessoas morreram devido às fortes chuvas e inundações repentinas no país. Cerca de 2.000 casas, três mesquitas e quatro escolas também foram danificadas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Onda de calor no México tem 10 cidades com recordes de temperatura

Dez cidades do México registraram altas de temperaturas recordes, incluindo a capital, informaram as autoridades na sexta-feira (10), em meio a uma onda de calor escaldante que levou a rede elétrica ao limite e provocou apagões em todo o país. Na capital, Cidade do México, maior metrópole da América do Norte, normalmente temperada e de alta altitude, os termômetros atingiram 34,3ºC na quinta-feira (9), um décimo de grau a mais do que o recorde atingido apenas um mês antes. A […]

today11 de maio de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%