G1 Mundo

‘Enquanto tiver pessoas brancas julgando, não vai mudar nunca’, diz Grafite sobre racismo contra Vini Jr.

today22 de maio de 2023 14

Fundo
share close

‘Como eles podem determinar que chamar uma pessoa de macaco não agride a integridade?’, questiona o ex-jogador e comentarista esportivo.




'Enquanto só tiverem pessoas brancas julgando, não vai mudar nunca', diz Grafite sobre racismo contra Vini Jr.

‘Enquanto só tiverem pessoas brancas julgando, não vai mudar nunca’, diz Grafite sobre racismo contra Vini Jr.

Vinicius Junior foi vítima — mais uma vez — de um episódio de racismo na Espanha. O jogo deste domingo entre Valencia e Real Madrid, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, foi interrompido no segundo tempo após parte da torcida presente no estádio Mestalla chamar o brasileiro de “macaco”. Em entrevista ao Estúdioi, na GloboNews, o comentarista e ex-jogador Grafite diz não acreditar em punição.

“Será julgado o caso do Vinícius Jr. e não terá nada porque as pessoas que julgam esses casos são pessoas brancas. Como eles podem determinar que chamar uma pessoa de macaco não agride a integridade da pessoa? Se é uma pessoa negra julgando isso, ela vai saber o que esse jogador está sentindo na pele. Enquanto tiver pessoas brancas julgando e na direção da ‘La Liga’, não vai mudar nunca e não vai ter punição”, disse o ex-jogador.

Para Grafite, é preciso que tenham regras mais duras e punições exemplares para que se possa, então, tentar erradicar o racismo no futebol e na sociedade.

Vini Jr. reclama da impunidade para ataques racistas de que é alvo na Espanha — Foto: Reprodução/Instagram

Ele foi expulso por atingir no rosto um adversário, que mobilizou o brasileiro pelo pescoço. A agressão do jogador do Valencia não foi punida.

Procurada pelo g1, a Procuradoria-geral espanhola disse que já abriu uma investigação formal sobre o caso.

“O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades”, declarou o clube madrilenho, em um comunicado.

Nesta manhã, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, se reuniu com Vinícius Jr. na sede do clube madrilenho para comunicar ao jogador as ações do clube.

Presidente do Real Madrid se encontra com o jogador Vinicius Jr após caso de racismo

Presidente do Real Madrid se encontra com o jogador Vinicius Jr após caso de racismo

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

china-barra-compra-de-chips-da-americana-micron-para-projetos-de-infraestrutura-critica

G1 Mundo

China barra compra de chips da americana Micron para projetos de infraestrutura crítica

O anúncio foi feito neste domingo (21), quando o órgão disse que os produtos fabricados pela empresa falharam em sua revisão de segurança de rede. No entanto, não forneceu detalhes sobre quais riscos encontrou ou quais produtos da empresa serão afetados. "A revisão constatou que os produtos da Micron apresentam sérios riscos de segurança de rede, que por sua vez representam riscos significativos à segurança da cadeia de suprimentos de […]

today22 de maio de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%