‘Enquanto só tiverem pessoas brancas julgando, não vai mudar nunca’, diz Grafite sobre racismo contra Vini Jr.
Vinicius Junior foi vítima — mais uma vez — de um episódio de racismo na Espanha. O jogo deste domingo entre Valencia e Real Madrid, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, foi interrompido no segundo tempo após parte da torcida presente no estádio Mestalla chamar o brasileiro de “macaco”. Em entrevista ao Estúdioi, na GloboNews, o comentarista e ex-jogador Grafite diz não acreditar em punição.
“Será julgado o caso do Vinícius Jr. e não terá nada porque as pessoas que julgam esses casos são pessoas brancas. Como eles podem determinar que chamar uma pessoa de macaco não agride a integridade da pessoa? Se é uma pessoa negra julgando isso, ela vai saber o que esse jogador está sentindo na pele. Enquanto tiver pessoas brancas julgando e na direção da ‘La Liga’, não vai mudar nunca e não vai ter punição”, disse o ex-jogador.
Para Grafite, é preciso que tenham regras mais duras e punições exemplares para que se possa, então, tentar erradicar o racismo no futebol e na sociedade.
Vini Jr. reclama da impunidade para ataques racistas de que é alvo na Espanha — Foto: Reprodução/Instagram
Ele foi expulso por atingir no rosto um adversário, que mobilizou o brasileiro pelo pescoço. A agressão do jogador do Valencia não foi punida.
Procurada pelo g1, a Procuradoria-geral espanhola disse que já abriu uma investigação formal sobre o caso.
“O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades”, declarou o clube madrilenho, em um comunicado.
Nesta manhã, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, se reuniu com Vinícius Jr. na sede do clube madrilenho para comunicar ao jogador as ações do clube.
Presidente do Real Madrid se encontra com o jogador Vinicius Jr após caso de racismo
Publicar comentários (0)