Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem são essenciais durante todo e qualquer tratamento no cuidado com a saúde do paciente. Esta equipe desempenha um papel importantíssimo na saúde, pois concilia a parte científica inerente a sua função com a humanização no atendimento.
“Humanizar significa não só tratar a doença do paciente, mas também fornecer apoio psicológico e dar todo o conforto que ele teria em casa e a enfermagem tem um papel muito importante no dia a dia com o enfermo”, afirma Hudson Henrique Lemos da Silva, responsável pela enfermagem na Beneficência Portuguesa de Santos.
Hudson Lemos, especialista em Urgência e Emergência em Enfermagem afirma que os enfermeiros tem um papel muito importante no dia a dia dos pacientes — Foto: Divulgação/SPB
Hudson Lemos, especialista em Urgência e Emergência, em Enfermagem na Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde e Auditoria em Serviço de Saúde, além de Gestão da Qualidade, Gestão de Riscos, Eficiência Clínica e Gestão da Assistência Interdisciplinar, chama atenção para a importância da segurança do paciente com o objetivo de oferecer um ambiente mais seguro para eles, acompanhantes e profissionais de saúde.
“Os principais passos para a segurança assistencial do paciente é o cumprimento de Seis Metas Internacionais de Segurança”, afirma Hudson Lemos. Conforme a Organização Mundial de Saúde e a ANVISA, esses passos são:
- Identificar corretamente o paciente;
- Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde;
- Elevar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
- Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e enfermo corretos;
- Higienizar as mãos para evitar infecções;
- Reduzir o risco de queda e lesões por pressão.
Todos os setores envolvidos na questão da segurança
“Todos nós recebemos a capacitação adequada para identificação de riscos acerca da assistência ao paciente e como registrá-los. A partir desses registros são realizadas análises e definidas as tratativas para mitigar a ocorrência de novas falhas, garantindo uma assistência segura”, explica Lilian Lage de Oliveira, enfermeira especializada em Qualidade e Segurança do Paciente na Beneficência Portuguesa.
Lilian Lage, enfermeira especializada em Qualidade e Segurança do paciente afirma que capacitação e atualização são fundamentais — Foto: Divulgação/SPB
O setor de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente trabalha, resumidamente, pautado em melhoria contínua de processos e segurança do paciente. “O acompanhamento de todos os processos do hospital é importante para que a qualidade se mantenha. Ele é feito através de auditorias internas e deste modo todos os setores têm a oportunidade de avaliar os serviços prestados e dar opiniões sobre melhorias, manutenção dos processos e muito mais”, acrescenta Lilian.
Central de Curativos com enfermeiros especializados
A Beneficência Portuguesa tem também como diferencial na Baixada Santista uma Central de Curativos, área onde é de extrema importância o trabalho da enfermagem especializada.
“Lesões são patologias e muitas vezes, por falta de informação, não são tratadas como devem. Sempre alertamos aos pacientes que é possível ter consequências graves por não buscar o tratamento correto para uma simples ‘feridinha’, infelizmente”, conta Luciana Suguiyama Veras, enfermeira responsável pelo setor.
A Benê tem como diferencial uma Central de Curativos, a enfermeira Luciana é especialista no assunto e diz que feridas devem ter uma atenção muito maior — Foto: Divulgação/SPB
O hospital não funciona sem a enfermagem, uma equipe bem estruturada é parte fundamental em qualquer tratamento. “É nosso diferencial oferecer sempre carinho e atenção, independente do caso”, pontua Luciana.
A Beneficência Portuguesa de Santos é referência em atendimento humanizado na Baixada Santista e presta socorro a pacientes da rede particular, de planos de saúde e do SUS.
A instituição, que demonstra qualidade impecável no serviço de enfermagem, tem um acompanhamento frequente nos indicadores que são utilizados para determinar aptidão nos processos institucionais e medir os resultados do trabalho de cada profissional.
“Este gerenciamento da qualidade trabalha para reduzir erros e aprimorar sempre o atendimento”, finaliza Lilian Lage.
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