G1 Santos

Equipe de enfermagem capacitada oferece assistência ao paciente de forma segura

today30 de novembro de 2022 19

Fundo
share close

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem são essenciais durante todo e qualquer tratamento no cuidado com a saúde do paciente. Esta equipe desempenha um papel importantíssimo na saúde, pois concilia a parte científica inerente a sua função com a humanização no atendimento.

“Humanizar significa não só tratar a doença do paciente, mas também fornecer apoio psicológico e dar todo o conforto que ele teria em casa e a enfermagem tem um papel muito importante no dia a dia com o enfermo”, afirma Hudson Henrique Lemos da Silva, responsável pela enfermagem na Beneficência Portuguesa de Santos.

Hudson Lemos, especialista em Urgência e Emergência em Enfermagem afirma que os enfermeiros tem um papel muito importante no dia a dia dos pacientes — Foto: Divulgação/SPB



Hudson Lemos, especialista em Urgência e Emergência, em Enfermagem na Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde e Auditoria em Serviço de Saúde, além de Gestão da Qualidade, Gestão de Riscos, Eficiência Clínica e Gestão da Assistência Interdisciplinar, chama atenção para a importância da segurança do paciente com o objetivo de oferecer um ambiente mais seguro para eles, acompanhantes e profissionais de saúde.

“Os principais passos para a segurança assistencial do paciente é o cumprimento de Seis Metas Internacionais de Segurança”, afirma Hudson Lemos. Conforme a Organização Mundial de Saúde e a ANVISA, esses passos são:

  • Identificar corretamente o paciente;
  • Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde;
  • Elevar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
  • Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e enfermo corretos;
  • Higienizar as mãos para evitar infecções;
  • Reduzir o risco de queda e lesões por pressão.

Todos os setores envolvidos na questão da segurança

“Todos nós recebemos a capacitação adequada para identificação de riscos acerca da assistência ao paciente e como registrá-los. A partir desses registros são realizadas análises e definidas as tratativas para mitigar a ocorrência de novas falhas, garantindo uma assistência segura”, explica Lilian Lage de Oliveira, enfermeira especializada em Qualidade e Segurança do Paciente na Beneficência Portuguesa.

Lilian Lage, enfermeira especializada em Qualidade e Segurança do paciente afirma que capacitação e atualização são fundamentais — Foto: Divulgação/SPB

O setor de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente trabalha, resumidamente, pautado em melhoria contínua de processos e segurança do paciente. “O acompanhamento de todos os processos do hospital é importante para que a qualidade se mantenha. Ele é feito através de auditorias internas e deste modo todos os setores têm a oportunidade de avaliar os serviços prestados e dar opiniões sobre melhorias, manutenção dos processos e muito mais”, acrescenta Lilian.

Central de Curativos com enfermeiros especializados

A Beneficência Portuguesa tem também como diferencial na Baixada Santista uma Central de Curativos, área onde é de extrema importância o trabalho da enfermagem especializada.

“Lesões são patologias e muitas vezes, por falta de informação, não são tratadas como devem. Sempre alertamos aos pacientes que é possível ter consequências graves por não buscar o tratamento correto para uma simples ‘feridinha’, infelizmente”, conta Luciana Suguiyama Veras, enfermeira responsável pelo setor.

A Benê tem como diferencial uma Central de Curativos, a enfermeira Luciana é especialista no assunto e diz que feridas devem ter uma atenção muito maior — Foto: Divulgação/SPB

O hospital não funciona sem a enfermagem, uma equipe bem estruturada é parte fundamental em qualquer tratamento. “É nosso diferencial oferecer sempre carinho e atenção, independente do caso”, pontua Luciana.

A Beneficência Portuguesa de Santos é referência em atendimento humanizado na Baixada Santista e presta socorro a pacientes da rede particular, de planos de saúde e do SUS.

A instituição, que demonstra qualidade impecável no serviço de enfermagem, tem um acompanhamento frequente nos indicadores que são utilizados para determinar aptidão nos processos institucionais e medir os resultados do trabalho de cada profissional.

“Este gerenciamento da qualidade trabalha para reduzir erros e aprimorar sempre o atendimento”, finaliza Lilian Lage.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-poder-da-humanizacao-em-tratamentos-oftalmologicos

G1 Santos

O poder da humanização em tratamentos oftalmológicos

“Sempre tenho em mente que além de ter um olho para tratar em minha frente, tem um ser humano com medos, dúvidas e preocupações que devem ser ouvidas, esclarecidas e consideradas para ser proporcionado o melhor tratamento possível”, afirma o oftalmologista da Beneficência Portuguesa de Santos, João Bolzan Neto. (CRM: 30389/ RQE: 15995). Trabalhar com equipamentos de última geração, aliado ao treinamento e aperfeiçoamento constantes da equipe médica, é fundamental. […]

today30 de novembro de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%