Situada no bairro do Santa Rosa, a E.M. Hermínia Neves Vitiello oportuniza às crianças o contato com cédulas e moedas
Aprender a lidar com dinheiro desde cedo é importante para que a criança se torne, no futuro, um adulto que saberá cuidar melhor de suas finanças. Esse é o objetivo do Mini Mercado Hermínia, uma proposta implementada na Escola Municipal Hermínia Neves Vitiello (Santa Rosa) e que aborda a educação financeira entre as crianças.
No mini mercado são comercializados diversos produtos. São embalagens de leite, suco, pasta de dente e até de adubo orgânico – preparado pelos próprios alunos através do Projeto Viva Verde. As crianças trouxeram de casa, as embalagens dos itens, fizeram pesquisas e afixaram os preços. As famílias também foram convidadas a participar do processo.
A iniciativa é coordenada pela professora Selma Gabriel de Sá. Ela explica que a ideia de criar o mercadinho surgiu para que as crianças vivenciassem o uso social do número por meio do dinheiro, em um espaço voltado para o faz de conta e depois em uma situação real.
Na ação, os pequenos têm contato com cédulas e moedas. Observam cor, forma, personalidades e outros detalhes. Eles também fizeram um cofrinho utilizando copo de requeijão, como forma de trabalhar a reciclagem. Foi combinado um valor mínimo de R$ 10,00 e o tempo para o cofre ficar em casa. Enquanto isso, as crianças desenvolveram atividades de escrita, leitura, contagem, adição e subtração.
“Fizemos o dinheirinho e eles vivenciaram no faz de conta, várias funções exercidas dentro de um mercado. Quando o cofrinho voltou à escola, contamos com ajuda de alguns pais e trocamos as moedas por cédulas no comércio do bairro”. Dentre as atividades complementares teve também uma ida à livraria. No local, eles escolheram e pagaram por seus livros. “Se sentiram importantes e ‘quase adultos’, fazendo suas compras e pagando por isso”, frisou.
O projeto visa ainda trabalhar o sistema monetário, assunto que faz parte do planejamento da rede municipal de ensino, pois as interações e brincadeiras são eixos estruturantes da educação infantil. E os reflexos positivos já são percebidos nas crianças. “Através da iniciativa, eles aprenderam que quem poupa sempre tem, priorizam o que querem comprar, além de valorizar o trabalho, dividir e ajudar”.
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