G1 Mundo

Espanha anuncia lei que promove a igualdade de gênero na política e nos negócios

today4 de março de 2023 8

Fundo
share close

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, anunciou neste sábado (4) uma lei que promove a igualdade de gênero na política, negócios e outras esferas da vida pública.

A Lei da Igualdade de Representação aplicará medidas de paridade de gênero a partidos políticos, conselhos de administração de grandes empresas e de associações profissionais.

Sanchez fez o anúncio durante um comício do Partido Socialista antes do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. A lei precisa ser levada para o parlamento, que deverá acontecer na semana que vem.



O primeiro-ministro espanhol disse que o governo está “não apenas dando um passo a favor do feminismo, mas a favor da sociedade espanhola como um todo”.

Esta é a mais recente de uma série de medidas de igualdade anunciadas pelo governo de coalizão de esquerda.

Em dezembro, os legisladores aprovaram um projeto de lei que traz direitos a transgêneros, bem como uma lei pioneira sobre saúde sexual e reprodutiva que, pela primeira vez em um país europeu, oferece licença menstrual remunerada financiada pelo estado para mulheres.

“Se elas representam metade da sociedade, metade do poder político e econômico tem que ser das mulheres”, disse Sanchez no sábado.

A lei de representação igualitária exigirá que as mulheres representem 40% da administração de qualquer empresa listada com mais de 250 trabalhadores e um faturamento anual de 50 milhões de euros (US$ 53 milhões).

Na política, a lei exigirá que os partidos ofereçam números iguais de candidatos homens e mulheres durante as eleições, com o objetivo de aumentar a paridade de gênero no parlamento. Atualmente, as mulheres representam 44% do Congresso e 39% do Senado.

Também exigirá que as associações profissionais tenham pelo menos 40% de mulheres em seus conselhos, bem como júris para quaisquer prêmios financiados com dinheiro público.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ciclista-e-arremessada-por-veiculo-e-motorista-foge-sem-prestar-socorro-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Ciclista é arremessada por veículo e motorista foge sem prestar socorro no litoral de SP; VÍDEO

Caso aconteceu na Avenida Leomil em Guarujá (SP). Ciclista é arremessada por veículo e motorista foge sem prestar socorro Uma ciclista de 48 anos foi arremessada após ser atropelada por um carro em Guarujá, no litoral de São Paulo, neste sábado (4). A vítima recebeu atendimento médico e apresenta quadro clínico estável. O veículo que a atingiu fugiu sem prestar socorro (veja no vídeo acima). O acidente aconteceu na Avenida […]

today4 de março de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%