G1 Santos

Estudante de 16 anos é agredido após sair da escola por guardas municipais no litoral de SP, diz mãe

today5 de agosto de 2023 7

Fundo
share close

Uma moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, denuncia agressões de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) contra o filho dela, de 16 anos. Ao g1, a vendedora, de 35, que prefere não ser identificada, contou que o adolescente estava voltando da escola quando foi abordado. Na cidade, acontece uma operação policial estabelecida após a morte de um PM da Rota.

“Mandaram meu filho deitar no chão. […] Começaram a agredir meu menino com chutes e pontapés”, descreveu a mãe.

A família registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal no 2º DP de Guarujá e fez uma denúncia à corregedoria da GCM. “Quero que o culpado seja encontrado e pague pelo que fez. Isso não vai ficar impune”, afirmou a mulher, garantindo que irá lutar pelos direitos que ela possui enquanto cidadã.



Ao fazer a manobra, ele foi abordado pela equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que pediu para o jovem parar a bicicleta. “Apontaram as armas para o meu filho. Ele não conseguiu parar porque o freio está ruim. Então, meu filho veio a colidir no carro deles”, afirmou a vendedora.

De acordo com a mulher, o adolescente relatou que os guardas chutaram a bicicleta dele e o mandaram deitar no chão. Em seguida, começaram a desferir chutes e pontapés, chegando inclusive a prender o adolescente contra o solo.

“Começaram a falar um monte de coisa, mas meu filho estava nervoso e não conseguiu ouvir muita coisa”, disse a mãe da vítima. Somente após as agressões, os agentes pegaram a mochila que estava com o jovem para verificar o que tinha dentro. No entanto, a equipe encontrou apenas material escolar.

Desta forma, os agentes questionaram o nome do adolescente e de onde tinha saído. Ao ouvirem as respostas, eles pediram para o jovem ficar de costas. “Falou: ‘só vira quando a gente for embora’. Entraram no carro e foram”.

Ao chegar em casa, o menino mostrou as marcas das agressões e relatou o ocorrido à mãe. “Ficou com hematomas no corpo e no psicológico. Não é fácil. A gente, que é mãe, fica sem reação. […] Me tremia inteira”, relembrou a vendedora.

Ela garante que sempre ensinou os filhos a seguir pelo caminho certo e a rotina do jovem é escola, casa, trabalho e igreja. “Numa dessas, meu filho simplesmente ser agredido sem nem ter a chance de se explicar, mostrar documento. Não teve a chance de nada. Primeiro foi agredido para depois perguntarem o nome e de onde estava vindo”.

Para a mulher, o sentimento é de revolta. “Fico desapontada porque quem teria que nos proteger está fazendo o contrário. Estão usando a autoridade que eles têm para fazer coisa errada”, concluiu.

A família registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal no 2º DP de Guarujá e fez uma denúncia à corregedoria da GCM.

“Quero que o culpado seja encontrado e pague pelo que fez. Isso não vai ficar impune”, afirmou a mulher, garantindo que irá lutar pelos direitos que ela possui enquanto cidadã.

Procurada pelo g1, a Prefeitura de Guarujá informou que a reclamação foi formalizada junto à Corregedoria da GCM, “que promoverá a devida apuração dos fatos”.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lider-de-faccao-no-litoral-de-sp,-‘assombrado’-e-procurado-pela-policia-por-atentado-contra-pms

G1 Santos

Líder de facção no litoral de SP, ‘Assombrado’ é procurado pela polícia por atentado contra PMs

Em relação aos ataques aos policiais militares, na última terça-feira (1), o g1 teve acesso as câmeras de monitoramento que mostram a ação dos criminosos. (veja abaixo) O parceiro de farda, ao perceber que os criminosos voltariam para executá-la, segundo a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo (SP), se posicionou estrategicamente e os surpreendeu com disparos. PM é atingida por tiro nas costas após ser atacada por bandidos […]

today5 de agosto de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%