G1 Mundo

EUA dizem que grupo russo comprou armas norte-coreanas para guerra na Ucrânia

today22 de dezembro de 2022 12

Fundo
share close

O proprietário do grupo, Yevgeny Prigozhin, negou a afirmação e a classificou como “fofoca e especulação”.

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, disse que o Wagner está procurando fornecedores de armas em todo o mundo para apoiar as operações militares de Moscou na Ucrânia.



Rússia faz ameaças aos Estados Unidos por causa do envio de armas à Ucrânia

Rússia faz ameaças aos Estados Unidos por causa do envio de armas à Ucrânia

“Podemos confirmar que a Coreia do Norte completou uma entrega inicial de armas para o Grupo Wagner, que pagou por esse equipamento. No mês passado, a Coreia do Norte entregou foguetes de infantaria e mísseis à Rússia para uso do Wagner”, disse ele a repórteres.

A notícia foi reportada pela primeira vez pela Reuters. O Grupo Wagner foi fundado em 2014 depois que a Rússia tomou e anexou a península ucraniana da Crimeia e desencadeou uma insurgência separatista na região do Donbass, no leste da Ucrânia.

Os Estados Unidos estimam que o grupo tenha uma equipe de 50.000 funcionários destacados na Ucrânia, incluindo 10.000 contratados e 40.000 condenados que foram recrutados nas prisões russas, disse Kirby.

Prigozhin, um aliado próximo do presidente russo, Vladimir Putin, disse que Kirby tinha o hábito de fazer declarações baseadas em conjecturas.

“Todo mundo sabe que a Coreia do Norte não fornece nenhuma arma para a Rússia há muito tempo. E nenhuma iniciativa desse tipo foi feita”, disse ele em um comunicado.

“Portanto, o fornecimento de armas da Coreia do Norte não passa de fofoca e especulação.”

A avaliação dos EUA é que a quantidade de material entregue pela Coreia do Norte não mudará a dinâmica do campo de batalha, mas espera-se que mais equipamento militar seja entregue por Pyongyang.

Em novembro, depois que a Casa Branca disse que Pyongyang estava fornecendo secretamente à Rússia um número “significativo” de projéteis de artilharia, a Coreia do Norte disse que nunca teve negócios de armas com a Rússia e não tem planos de fazê-lo.

As missões russa e norte-coreana da ONU não responderam imediatamente a um pedido de comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulheres-foram-vetadas-de-universidades-afegas-por-desrespeito-a-codigo-de-vestimenta,-diz-ministro

G1 Mundo

Mulheres foram vetadas de universidades afegãs por desrespeito a código de vestimenta, diz ministro

Segundo o G7, a decisão pode ser classificada como crime contra a humanidade. Talibã bane mulheres das universidades "Essas estudantes que iam para a universidade não respeitaram as instruções sobre o hijab (lenço que cobre a cabeça e o pescoço). O hijab é obrigatório no Islã", afirmou Mohammad Nadeem durante uma entrevista na televisão estatal. Segundo o ministro, as meninas que estudavam em uma província distante de sua residência "também […]

today22 de dezembro de 2022 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%