G1 Santos

Foto impressionante de navio ‘invadindo’ cidades no litoral de SP tem efeito gerado por ilusão de ótica

today31 de janeiro de 2023 125

Fundo
share close

A foto de um navio deixando o Porto de Santos, no litoral de São Paulo, e passando pelo canal do estuário que divide os municípios de Santos e Guarujá, faz parecer que a embarcação estava ‘invadindo’, por terra, uma das cidades, que inclusive se confundem diante do cenário cheio de prédios. O g1 conversou, nesta terça-feira (31), com físicos e um repórter fotográfico, que explicaram se tratar de um efeito por ilusão de ótica.

As imagens foram captadas em foto e vídeo pela fonoaudióloga Katia Tomimoto, que tem a fotografia como hobby. À reportagem a mulher contou que estava no apartamento dela, em um prédio de 28 andares na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro Ponta da Praia, em Santos (SP), quando avistou o MSC Preziosa deixando o cais santista.

Segundo o chefe do departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Artaxo, trata-se de uma ilusão de ótica. “A foto foi tirada com [uma lente] teleobjetiva que comprime o campo visual”, dando assim a impressão do navio estar entre os prédios.



Fonoaudióloga fez um registro impressionante de um navio saindo do Porto de Santos — Foto: Katia Tomimoto

Já especialista em Física da ONG Amigos da Água, Rodolfo Bonafim, que também tem especializações em Climatologia, Astronomia e Geologia, explicou como os recursos fotográficos alteram a percepção humana em determinadas imagens.

“Quando você usa o ‘zoom’ de uma lente, ou seja, quando aproxima um objeto de uma forma ‘artificial’, o fundo vai parecer mais próximo. Isso diminui todas as distâncias pela mesma proporção. Vai parecer que os prédios atrás são maiores, e uma coisa fica ‘grudada’ na outra. É comum na fotografia e faz parte da ótica”, acrescentou Rodolfo.

De acordo com o repórter fotográfico do Grupo Tribuna, Alexsander Ferraz, o mais importante para que um registro do tipo seja feito é o posicionamento da câmera e do profissional. “É preciso estar em um prédio com a altura ideal, bem localizado e contar com a ‘sorte’ de que os edifícios à frente [próximos ao canal] tenham tamanho para ‘tapar’ a água”.

O repórter fotográfico acrescentou que se uma parte maior do mar aparecesse na imagem o efeito se perderia. “Os prédios, neste caso, funcionaram como uma moldura”.

Registro faz parecer que navio estava ‘invadindo’ Santos e Guarujá, ambas no litoral de São Paulo — Foto: Katia Tomimoto

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

filho-de-administrador-que-deu-‘bengaladas’-durante-reuniao-de-condominio-diz-que-a-mae-morreu-apos-o-ocorrido:-‘abalados’

G1 Santos

Filho de administrador que deu ‘bengaladas’ durante reunião de condomínio diz que a mãe morreu após o ocorrido: ‘abalados’

O homem, de 36 anos, que preferiu não se identificar, negou irregularidades na administração do condomínio, e disse que as pessoas envolvidas na discussão estão 'buscando se apoderar ilegalmente das funções' então exercidas pela mãe dele, que era a síndica do edifício. A mulher morreu dia 13 de janeiro, seis dias após a assembleia. "Eu vi minha mãe falecer diante dos meus olhos depois de tanta injustiça. Eu, como filho, […]

today31 de janeiro de 2023 87

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%