G1 Mundo

Furacão Hilary é rebaixado para tempestade tropical no noroeste do México

today21 de agosto de 2023 6

Fundo
share close

Ao passar pelo México, as intensas chuvas causadas por Hilary deixaram um morto e destruíram infraestruturas da parte sul de Baja California.

Às 17h00 GMT (14h00 no horário de Brasília) deste domingo, Hilary manteve ventos máximos de 110 km/h e estava localizado a 350 km a sudoeste de San Diego, no estado americano da Califórnia, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos EUA.

O serviço meteorológico do México indicou anteriormente que Hilary se movia para a região litorânea perto do município de San Quintín, na Baja California.



No sábado (19), Hilary passou de um furacão da categoria 4 na escala Saffir-Simpson para a categoria 1. Apesar disso, causou fortes chuvas na Baja California e em grande parte do México, inclusive na Cidade do México, com ruas inundadas e árvores caídas.

As autoridades meteorológicas mexicanas preveem fortes chuvas para este domingo na península de Baja California e em outras áreas do país, principalmente nos estados de Sonora e Chihuahua, no norte, além de Sinaloa e Nayarit, no noroeste.

Elas alertam, ainda, para fortes rajadas de vento nessas zonas, bem como para o risco de deslizamentos de terra e aumento na correnteza de rios e riachos.

As autoridades da Defesa Civil do governo mexicano percorreram neste domingo a cidade de Mulegé, na Baja California Sur, onde uma pessoa morreu quando seu veículo foi arrastado pela correnteza de um rio, no sábado.

Houve deslizamentos de terra e bloqueios de estradas neste município e em Loreto. O governo disse que, assim que diminuir a correnteza dos rios que transbordaram, vai trabalhar para restabelecer a circulação.

A Comissão Federal de Eletricidade (CFE) informou que restaurou o fornecimento de eletricidade para 81% na península de Baja California.

As autoridades de Los Cabos, destino frequentado por turistas internacionais, principalmente dos Estados Unidos, trabalham para restabelecer o abastecimento de água potável e o transporte público após a passagem do furacão pela região.

Em direção aos Estados Unidos

O NHC acrescentou que Hilary se moverá, nas próximas horas, para perto ou sobre uma parte da península de Baja California, antes de se deslocar para o sul da Califórnia durante a tarde.

“Hilary terá um impacto sério e ameaça o sul da Califórnia. Peço a todos que levem esta tempestade a sério e ouçam suas autoridades locais”, declarou a administradora da Federal Management Agency (Fema, na sigla em inglês), Deanne Criswell, à CNN.

O México é atingido todos os anos por furacões nas costas do Pacífico e do Atlântico, geralmente entre maio e novembro.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-e-a-ideologia-libertaria-que-javier-milei,-candidato-a-presidencia-na-argentina,-diz-seguir

G1 Mundo

O que é a ideologia libertária que Javier Milei, candidato à Presidência na Argentina, diz seguir

Assim se definiu em 2021 o deputado Javier Milei, que surpreendeu nativos e estrangeiros ao vencer com folga as eleições primárias realizadas no domingo na Argentina e assim se tornar o favorito para as eleições presidenciais marcadas para o próximo dia 22 de outubro. O argentino também deixou essa posição refletida em O caminho do libertário (janeiro de 2022), uma compilação de textos e discursos onde explica o caminho que […]

today21 de agosto de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%