Melhorias na ponte mista e flutuante foram entregues na manhã desta quarta-feira (25) — Foto: Matheus Croce/g1
O flutuante metálico Dersa IV e a ponte mista para pedestres e ciclistas que da acesso à balsa entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, foram entregues oficialmente na manhã desta quarta-feira (25), em Santos. As melhorias custaram $ 1,8 milhão e devem beneficiar 30 mil usuários diariamente.
Segundo o Governo de São Paulo, as melhorias fazem parte do programa de modernização e recuperação, que permitiu um avanço significativo no serviço e atendimento aos usuários, além da redução do tempo de espera para embarque.
De acordo com a Departamento Hidroviário (DH), a ponte mista reformada tem 15 metros de comprimento e 11,5 metros de largura. Feita com aço galvanizado, a estrutura conta ainda com pranchas de madeira e apoios de concreto.
Na ponte, foram usadas 43,3 toneladas de aço galvanizado e 17,5 toneladas de madeira garapeira, de alta resistência. A montagem demorou 45 dias, segundo o DH, mesmo tempo do flutuante Dersa IV, cuja estrutura metálica de aço carbono ASTM A36 pesa 5,3 toneladas.
Melhorias na travessia entre Santos e Guarujá foram entregues na manhã desta quarta-feira (25) — Foto: Matheus Croce/g1
Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, o diretor do DH, José Reis, disse que o objetivo das melhorias é aumentar a segurança, fluidez e tempo de espera para a travessia.
Com a entrega do Dersa IV, o DH vai fechou nesta quarta-feira a gaveta 3 da travessia entre Santos e Guarujá, no lado de Santos, que também será reformada.
“Nós estamos bloqueando uma gaveta do lado de Santos, que a gente nomeia de gaveta sul, para reforma total e é claro que estamos fazendo isso com a inauguração da ponte mista para que a gente possa continuar atendendo a demanda sem trazer prejuízo”, afirma Reis.
De acordo com números de abril do DH, o Volume Médio Diário (VMD) da travessia entre Santos e Guarujá é de 262 pedestres, 8.123 ciclistas, 8.641 motociclistas e 14.537 veículos.
Publicar comentários (0)