G1 Santos

Governo federal anuncia a redução das tarifas nos Portos de Santos e Rio de Janeiro

today18 de junho de 2023 6

Fundo
share close

Segundo informações obtidas pelo g1, o objetivo da medida é aumentar a eficiência do sistema portuário, por meio de modernização e inovação, tornando os terminais públicos mais competitivos, sem perder de vista uma cobrança tarifária justa.

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira (16) para firmar a medida. “Os portos que foram privados aumentaram os impostos. E nós, nos portos públicos, vamos diminuir as taxas de embarque e desembarque”, explicou França, por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais.

“Porque nós queremos baratear o custo da produção nesse país. Nós queremos facilitar com que aqueles que produzem, aqueles que plantam, aqueles que colhem, aqueles que exportam, possa ganhar um pouco mais”, disse o presidente, no mesmo vídeo.



Porto do Rio de Janeiro — Foto: Divulgação/Companhia Docas do RJ

No Porto de Santos, o desconto tarifário pode chegar a 65%. Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), o cálculo da taxa se baseará no tipo de navegação e da frequência do uso do terminal pela embarcação. Visando a sustentabilidade, as embarcações verdes, aquelas que têm pontuação positiva no Índice Ambiental de Navios, pagarão tarifas ainda mais baixas em Santos.

“A decisão do presidente Lula e do ministro Márcio França representam um marco histórico para o Porto de Santos, o maior do hemisfério sul, e uma mensagem para o mundo sobre a importância de os países terem a soberania sobre seus portos”, afirmou Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos, por meio de nota divulgada pela APS.

Já a PortosRio, autoridade portuária responsável pela gestão dos portos públicos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, fez uma readequação na cobrança das taxas portuárias.

Anteriormente, o valor era calculado de acordo com o peso que o navio foi projetado para transportar. Agora, a cobrança será feita conforme o tipo e peso da carga transportada e o tipo de navegação. Para essas localidades, atende às resoluções da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os descontos podem chegar em até 95,5%.

Confira abaixo a base de descontos para o Porto de Santos

Confira abaixo a base de descontos para o Porto de Santos — Foto: Autoridade Portuária de Santos e Governo Federal

Confira abaixo a base de descontos para os portos do Rio de Janeiro

Confira abaixo a base de descontos para os portos do Rio de Janeiro — Foto: Governo Federal

Confira abaixo a base de descontos para os portos do Rio de Janeiro — Foto: Governo Federal

Confira abaixo a base de descontos para os Porto do Rio de Janeiro — Foto: Governo Federal

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

espetaculo-‘lara-e-o-passaro’-e-atracao-no-procopio-ferreira-nesta-segunda-feira-(19)

Prefeitura de Guarujá

Espetáculo ‘Lara e o Pássaro’ é atração no Procópio Ferreira nesta segunda-feira (19)

Explorando as delicadezas da infância, atração terá sessão dupla às 13h30 e 15h30; a classificação é livre e a entrada é gratuita A peça infantil ‘Lara e o Pássaro’ vai animar a garotada nesta segunda-feira (19), no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro l, 350 – Jardim Tejereba). Explorando as delicadezas da infância, assim como o caminho rumo à adolescência, o espetáculo terá sessão dupla, ocorrendo às 13h30 e […]

today18 de junho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%