Prefeitura de Guarujá

Guarujá capacita professores de Arte em música nesta segunda-feira

today26 de fevereiro de 2024 6

Fundo
share close

Para atender as normas do Currículo Paulista na rede municipal de ensino, 35 professores da disciplina recebem o treinamento

Empenhada em proporcionar ainda mais qualidade no ensino, a Prefeitura de Guarujá realiza um encontro formativo com 35 professores de Arte da rede municipal. A capacitação ‘Currículo em Ação – Música em sala de aula’ acontece das 14 às 17 horas desta segunda-feira (26), encerrando a jornada que começou na última quinta (22). Todos os profissionais são acolhidos na Câmara Municipal, que fica na Avenida Leomil, 291 – Centro.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em atendimento as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Paulista, que prevê o uso de música na disciplina desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II. O objetivo da proposta é incentivar os profissionais a trabalharem sempre com ambientes lúdicos, enquanto despertam o interesse musical dos alunos.

Nos dois dias de curso, os professores têm acesso a habilidades específicas, para que saibam quais as melhores estratégias de ensino conforme o período e nível de aprendizagem dos estudantes. Entre as competências estão canto, conhecimentos básicos em inúmeros tipos de instrumentos e ritmos musicais.

O encontro conta com muita interação entre os palestrantes, mestres em Música e professores da rede municipal de ensino, Daniela Amaral e Walmir Buono. Eles utilizam apostilas personalizadas e equipamentos para unir a teoria à prática. As dinâmicas são feitas em uma roda de conversa onde a prioridade é manter a sincronia e descobrir sons corporais a partir do caminhar, pulsação e palmas, somadas aos instrumentos musicais.



Para Daniela, a oficina é fundamental para ajudar os educadores a investirem mais em práticas pedagógicas lúdicas que estimulam a escuta atenta e criativa dos alunos. Ela ainda explica que o corpo humano é um potente instrumento durante os processos. “Somos capazes de articular palavras e cantar melodias. É uma riqueza incrível, não só pela voz cantada ou falada, mas também por outros ruídos e usos criativos”, destaca.

O secretário de Educação de Guarujá, enfatiza que formações periódicas para professores são essenciais. “Os investimentos na rede municipal de ensino beneficiam diretamente toda a comunidade escolar. Sabemos da força de capacitações dessa natureza e seguiremos trabalhando pelos nossos mais de 34 mil alunos, pois eles merecem esse cuidado”, finaliza.

Inovação na metodologia

A professora Cálica Régia Gama, que participa do curso e ministra aulas na Educação Infantil, além do Ensino Fundamental I, a capacitação proporciona reciclagem e aprendizado. “É uma troca muito valiosa, nos ajuda a pensar em novas ideias para nosso planejamento em sala de aula”, comemora.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ato-na-paulista:-um-grande-ato-civico-das-pessoas-de-bem

Pleno News

Ato na Paulista: Um grande ato cívico das pessoas de bem

Marco Feliciano - 26/02/2024 13h55 Ato na Avenida Paulista reuniu multidão Foto: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO Neste domingo (25), o Brasil testemunhou um espetáculo cívico de uma envergadura ímpar. Centenas de milhares de pessoas, vestidas de verde e amarelo, tomaram todos os espaços da Avenida Paulista, em São Paulo, em uma confraternização digna de registro histórico. Não se viu nenhum tumulto, houve zero ocorrência policial. E sim, isso é digno de […]

today26 de fevereiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%