Para atender as normas do Currículo Paulista na rede municipal de ensino, 35 professores da disciplina recebem o treinamento
Empenhada em proporcionar ainda mais qualidade no ensino, a Prefeitura de Guarujá realiza um encontro formativo com 35 professores de Arte da rede municipal. A capacitação ‘Currículo em Ação – Música em sala de aula’ acontece das 14 às 17 horas desta segunda-feira (26), encerrando a jornada que começou na última quinta (22). Todos os profissionais são acolhidos na Câmara Municipal, que fica na Avenida Leomil, 291 – Centro.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em atendimento as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Paulista, que prevê o uso de música na disciplina desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II. O objetivo da proposta é incentivar os profissionais a trabalharem sempre com ambientes lúdicos, enquanto despertam o interesse musical dos alunos.
Nos dois dias de curso, os professores têm acesso a habilidades específicas, para que saibam quais as melhores estratégias de ensino conforme o período e nível de aprendizagem dos estudantes. Entre as competências estão canto, conhecimentos básicos em inúmeros tipos de instrumentos e ritmos musicais.
O encontro conta com muita interação entre os palestrantes, mestres em Música e professores da rede municipal de ensino, Daniela Amaral e Walmir Buono. Eles utilizam apostilas personalizadas e equipamentos para unir a teoria à prática. As dinâmicas são feitas em uma roda de conversa onde a prioridade é manter a sincronia e descobrir sons corporais a partir do caminhar, pulsação e palmas, somadas aos instrumentos musicais.
Para Daniela, a oficina é fundamental para ajudar os educadores a investirem mais em práticas pedagógicas lúdicas que estimulam a escuta atenta e criativa dos alunos. Ela ainda explica que o corpo humano é um potente instrumento durante os processos. “Somos capazes de articular palavras e cantar melodias. É uma riqueza incrível, não só pela voz cantada ou falada, mas também por outros ruídos e usos criativos”, destaca.
O secretário de Educação de Guarujá, enfatiza que formações periódicas para professores são essenciais. “Os investimentos na rede municipal de ensino beneficiam diretamente toda a comunidade escolar. Sabemos da força de capacitações dessa natureza e seguiremos trabalhando pelos nossos mais de 34 mil alunos, pois eles merecem esse cuidado”, finaliza.
Inovação na metodologia
A professora Cálica Régia Gama, que participa do curso e ministra aulas na Educação Infantil, além do Ensino Fundamental I, a capacitação proporciona reciclagem e aprendizado. “É uma troca muito valiosa, nos ajuda a pensar em novas ideias para nosso planejamento em sala de aula”, comemora.
Publicar comentários (0)