Guarujá implementa Programa Municipal de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá
A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, regulamentou o Programa Municipal de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança. A ação, que busca preservar a saúde física e psicológica dos agentes, é a primeira do tipo destinada à Guarda Civil Municipal (GCM) na Baixada Santista.
Segundo a administração, o programa irá beneficiar os profissionais de segurança pública vinculados à Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon). O atendimento deve ser iniciado até o final de maio, no Ginásio Marivaldo Fernandes (Guaibê).
O projeto contará com um Centro de Apoio Social da Guarda Civil Municipal (CAS-GCM), que realizará o atendimento dos agentes que tenham sido expostos a ocorrências com risco a integridade física ou psíquica, como disparo de arma de fogo, acidente de trânsito, agressões, entre outras.
No local, ainda serão promovidos serviços de Capelania —assistência espiritual e religiosa— e práticas integrativas. Entre as ações, estão a realização de palestras, visita aos doentes, ajuda na superação de vícios e práticas complementares visando o bem-estar físico e psicossocial.
Atualmente, a GCM de Guarujá conta com o efetivo de 376 guardas municipais. A regulamentação da medida foi publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (3).
Publicar comentários (0)