O projeto foi elaborado pela Prefeitura de Guarujá e universidades, para a saúde e qualidade de vida das gestantes, lactantes e bebês
Para conscientizar as mulheres grávidas sobre os cuidados necessários durante o pré-natal, a Prefeitura de Guarujá elaborou o material educativo “Caminho da Gestante”. O informativo foi distribuído para representantes de unidades de saúde na última quinta-feira (15). A entrega ocorreu em reunião no Ginásio Guaibê. O material foi elaborado pelo Programa de Educação Pelo Trabalho na Saúde (PET), da Prefeitura, e alunos e tutores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Centro Universitário Lusíada (Unilus)
A reunião conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde contou com a participação de gerentes das Unidades de Atenção Básica e do Hospital Santo Amaro (HSA). O material distribuído consiste em banners e folhetos informativos que serão distribuídos nas 21 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além do Instituto da Mulher – Casa Rosa.
O projeto, que conta com a articulação da Educação Permanente em Saúde, junto à Unifesp e Unilus, com apoio da Universidade do Oeste Paulista – Campus Guarujá (Unoeste), foi desenvolvido durante dois anos. Ele foi desenvolvido em atividades de acompanhamento de gestantes e crianças na rede municipal de saúde, além de reuniões para discutir soluções para o enfrentamento à mortalidade infantil e cuidado para a saúde e qualidade de vida das gestantes, lactantes e bebês
“Criamos o programa para mostrar, de forma lúdica, o que a mãe precisa fazer e o que a rede pública de Saúde oferece para que ela tenha um período pré-natal de forma segura e saudável”, disse a gerente da UBS Pae Cará e uma das organizadoras da iniciativa.
O material também possui dicas sobre nutrição durante a fase de gravidez. “O estado nutricional materno é um indicador de saúde e qualidade de vida, tanto para a mulher quanto para o seu filho, além de ser fundamental para prevenir doenças e assegurar reservas biológicas suficientes para a amamentação”, informou a gerente de nutrição da Secretaria de Saúde.
Publicar comentários (0)