Prefeitura de Guarujá

Guarujá é a primeira da Baixada em execução do orçamento e aplicação correta dos recursos 

today19 de julho de 2022 25

Fundo
share close

Cidade está na 6ª colocação na classificação geral, que considera 5.570 municípios brasileiros quando o assunto é foco na recuperação pós-pandemia

Guarujá é a primeira cidade da Baixada Santista no ranking do Anuário As Melhores Cidades do Brasil 2022, que analisa a execução do orçamento com foco na recuperação da autoestima pós-pandemia. A cidade está na 6ª colocação na classificação geral, que considera 5.570 municípios brasileiros. Considerando apenas as cidades de grande porte – com mais de 200 mil habitantes – o desempenho é ainda melhor, com Guarujá na 3ª colocação nacional.

O ranking completo foi publicado em edição especial da conceituada revista IstoÉ, como a mais ampla e precisa análise dos municípios brasileiros que se destacam no leque de indicadores que incluem as áreas fiscal, econômica, social e digital.

A Editora Três, em parceria com a Agência de Classificação de Risco de Crédito Austin Rating, é a responsável pelo Anuário As Melhores Cidades do Brasil 2022, um produto do mapeamento e classificação do nível de desenvolvimento dos municípios, hierarquizados pelos critérios qualitativo e quantitativo.

Para atingir esse objetivo, a Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes e cumprimento de determinações legais e respeito às legislações.



O secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, considera que o desempenho do Município no item que analisa a execução do orçamento com foco na recuperação pós-pandemia demonstra, de maneira indiscutível, a correção de procedimentos e ações de controle e eficiência administrativa. E essa foi uma opção tão necessária quanto estratégica, pois permitiu, com o resgate de certidões, confiabilidade e elevação da capacidade de pagamento, a captação de recursos e a obtenção de financiamentos. 

Segundo ele, com os investimentos que se sucederam, iniciou-se a transformação que pode ser notada hoje e que segue em frente trazendo requalificação urbana e sensível melhoria da qualidade de vida para toda a população. “Estamos buscando aprimorar ainda mais esta evolução para que alcancemos patamares equivalentes, e até melhores, em todos os demais indicadores”, afirma.

Para o prefeito de Guarujá, os números são resultado de um trabalho árduo da Administração Municipal, do cumprimento de determinações legais e respeito às legislações.

“Traçamos diversas ações, em variados setores, sempre com o foco voltado ao bem-estar da população. Simultaneamente, quitamos todas as dívidas de administrações anteriores e buscamos recursos extraorçamentários para colocar em prática novas conquistas importantes para a Cidade”, analisa o prefeito. “Austeridade e desenvolvimento. Com planejamento, estamos mostrando que é possível”, complementa.  

Outros indicadores

Com relação aos indicadores fiscais, Guarujá aparece de novo muito bem avaliada. Considerando as novas alternativas para gerar receita, o Município está na 25ª colocação, ocupando a 35ª na classificação geral nacional. A Cidade também ganhou destaque na capacidade de pagamento, como exemplo de gestão fiscal eficiente e responsável, e aparece em 22º lugar entre as cidades de grande porte.

Considerando os indicadores econômicos, Guarujá ainda conquistou o 39º lugar entre as cidades com estratégias que geram crescimento econômico com investimentos em infraestrutura, recursos naturais e gestões assertivas. “Temos uma cidade pujante economicamente e que ao mesmo tempo respeita o meio ambiente e trabalha os conceitos de sustentabilidade, tanto que mantemos duas Áreas de Proteção Ambiental em perímetro urbano, o que garante a preservação de aproximadamente 50% do nosso território”, destaca o prefeito.

Responsabilidade social

Na questão da responsabilidade social, em prol da população e com foco em programas sociais, Guarujá é a 39º também entre as cidades de grande porte, o que é considerado um excelente resultado em nível nacional. 

“O crescimento desordenado ao longo de décadas criou um enorme passivo social que procuramos administrar, aliado às políticas de fomento ao desenvolvimento econômico. E os resultados apresentados por uma agência de classificação de risco de crédito com o peso da Austin Rating é uma grande prova disso”, finaliza.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dupla-de-bailarinos-de-guaruja,-sp,-participam-pela-primeira-vez-do-festival-de-danca-de-joinville-com-danca-sobre-violencia-domestica

G1 Santos

Dupla de bailarinos de Guarujá, SP, participam pela primeira vez do Festival de Dança de Joinville com dança sobre violência doméstica

Dois dançarinos são bolsistas do Instituto Cia Ballet Art Mesquita e ensaiam há mais de um ano a coreografia 'Artigo 61º'. Dupla de bailarinos de grupo de Guarujá, SP, participam pela primeira vez do Festival de Dança de Joinville com dança sobre violência doméstica. — Foto: Isabela Soares Uma dupla de bailarinos com 100% de bolsa no Instituto Cia Ballet Art Mesquita, de Guarujá, no litoral de São Paulo, participa […]

today19 de julho de 2022 22

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%