Prefeitura de Guarujá

Guarujá ganha instituição para crianças com Transtorno do Espectro Autista

today18 de janeiro de 2023 18

Fundo
share close

O projeto oferecerá acompanhamento com neuropediatra, psicoterapia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia

“O meu filho não falava e sequer me olhava nos olhos. Ele não conseguia socializar. Hoje vejo a transformação pela qual ele passou e peço aos pais que busquem auxílio porque nossos filhos não são apenas diagnósticos”. O depoimento da munícipe Janaína de Souza Ribeiro, mãe de Usher, autista, foi feito na inauguração da Organização Social (O.S.) Comando Mundo Azul, que atenderá crianças e adolescentes para Transtorno do Espectro Autista (TEA) e integrou a programação da Semana do Padroeiro– Santo Amaro, na tarde de domingo (15).

O prefeito de Guarujá participou da cerimônia de inauguração da instituição. A entidade tem parceria com a Prefeitura de Guarujá para a execução de ações e assistência à saúde de natureza complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS) na área de neuropediatria e fisioterapia, atuando na detecção precoce do Transtorno do Espectro Autista, de casos encaminhados pela rede municipal de Saúde. O projeto foi viabilizado a partir de emenda impositiva do Poder Legislativo Municipal.

A necessidade do transtorno do espectro autista ser diagnosticado ainda na infância foi abordada pelo prefeito, afirmando que o atendimento precoce pode garantir mais qualidade de vida para crianças que apresentam o transtorno em sua linguagem, locomoção e estabilidade, dependendo de seu grau. “Temos grandes gênios da humanidade que são autistas, como Isaac Newton e Susan Boyle, o que comprova a necessidade de darmos suporte ao desde a mais tenra idade”, salientou.

A garantia do atendimento a partir de uma emenda parlamentar também foi pontuada pelo prefeito. “Fiz o meu dever enquanto prefeito ao criar as emendas impositivas, que asseguram a realização de projetos como esses”, ressaltou o chefe do Executivo.



A ação tem como objetivo o tratamento e acompanhamento do desenvolvimento da criança e adolescente gratuitamente de forma complementar aos serviços existentes na rede pública. O projeto oferecerá acompanhamento com neuropediatra, psicoterapia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia a crianças ou adolescentes com transtorno do espectro autista.

A solenidade contou ainda com a participação da secretária adjunta de Saúde, Alessandra Taveira, vereadores, autoridades municipais, a presidente da O.S. Comando Mundo Azul, Ieda Rodrigues da Gama; a patrona da entidade, Elza Monteiro, e a coordenadora da Associação dos Idosos, Pensionistas e Aposentados de Vicente de Carvalho (Assipavic), Selma Maria, representando a sociedade civil.

Serviço

A O.S. Comando Mundo Azul fica na Rua Osvaldo Aranha, 420 – Jardim Maravilha, em Vicente de Carvalho.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

suspeito-de-roubar-cargas-de-caminhoes-avaliadas-em-r$-40-mil-e-preso;-comparsa-segue-foragido

G1 Santos

Suspeito de roubar cargas de caminhões avaliadas em R$ 40 mil é preso; comparsa segue foragido

Crimes aconteceram em Mongaguá, no litoral de SP. Suspeito foi localizado na rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Suspeito foi localizado na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em Praia Grande; imagem ilustrativa — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão Um homem de 27 anos foi preso em Praia Grande, no litoral de São Paulo, por participar do roubo de cargas de caminhões na cidade vizinha de Mongaguá. Conforme apurado pelo g1, os veículos […]

today17 de janeiro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%