Prefeitura de Guarujá

Guarujá realiza palestra sobre hanseníase na Usafa do Morrinhos

today2 de fevereiro de 2024 8

Fundo
share close

30 munícipes estiveram presentes no local e participaram de palestra didática sobre a doença

A Prefeitura de Guarujá promoveu, na última quarta-feira (31), palestra de conscientização sobre hanseníase com 30 munícipes na Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Morrinhos (Rua Poeta Alberto de Oliveira s/n – Jardim Brasil). O encontro ministrado pelo médico Aleff Mascarenhas foi conduzido de forma didática, tirando dúvidas e orientando os moradores do bairro sobre a doença. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Saúde.

Após a reunião, os presentes conheceram a ficha utilizada na consulta para quando o paciente apresentar queixas ou suspeitas da enfermidade. Além disso, a Unidade ficará à disposição para acolher qualquer munícipe da área de cobertura que apresentar sintomas.

A gerente da Usafa, Valdirene José, destaca a importância de conscientizar a população sobre a doença e o tratamento. “O diagnóstico precoce evita, além das sequelas que podem ser incapacitantes para o portador, a contaminação de indivíduos próximos. Além disso, conversar sobre a doença evita estigmas ultrapassados”, ressalta.

Doença tem cura



Hanseníase é uma doença rara e é causada por infecção pela bactéria Mycobacterim leprae. Ela afeta a pele, olhos, nariz e os nervos periféricos. Entre os sintomas mais comuns, estão manchas claras ou vermelhas na pele, junto à diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e pés. A doença pode ser curada com medicamentos e o tratamento precoce evita sequelas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pm-aposentado-e-filha-adolescente-batem-em-taxi-e-sao-lancados-de-moto-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

PM aposentado e filha adolescente batem em táxi e são lançados de moto no litoral de SP; VÍDEO

Vítimas tiveram fraturas e vários ferimentos. Caso ocorreu em uma rotatória no bairro Aparecida, em Santos (SP). PM aposentado e filha adolescente batem em táxi e são lançados da moto no litoral de SP Um policial militar aposentado, de idade não informada, e a filha adolescente, de 15 anos, ficaram feridos após baterem em um táxi que já havia acessado uma rotatória no bairro Aparecida, em Santos. O caso ocorreu […]

today2 de fevereiro de 2024 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%