G1 Santos

Guarujá reduz casos de dengue e chikungunya em 98%

today9 de outubro de 2022 95

Fundo
share close

Neste ano, até setembro, foram registrados 28 casos de chikungunya e 52 de dengue na cidade.

Aedes aegypti é o transmissor da dengue, ou melhor, a fêmea do mosquito — Foto: Freepik



A quantidade de casos de dengue e chikungunya apresentou uma redução de 98% em relação ao ano passado em Guarujá, no litoral de São Paulo. Neste ano, até setembro, foram registrados 28 casos de chikungunya e 52 de dengue na cidade.

O anúncio dos dados aconteceu em evento de celebração da Secretaria Municipal de Saúde na última quinta-feira (6). A iniciativa reuniu cerca de 100 agentes de controle de endemias no Teatro Municipal Procópio Ferreira.

De acordo com a prefeitura, de janeiro a setembro de 2021, o município registrou 3.729 casos confirmados de chikungunya. No mesmo período deste ano, o total foi de 28 casos. A queda percentual é de 99,2%.

Também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue também registrou diminuição expressiva, saindo de 2.028 casos para 52, um índice de 97,5%. A média da redução entre as duas doenças é de 98%.

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) é o indicador para possibilidades de surto de dengue e estimava cerca de 50 mil casos entre dengue e chikungunya. Por isso, a Superintendência de Vigilância em Saúde intensificou as ações.

Os agentes tiveram o reforço de 30 novos profissionais que foram convocados, a colaboração de agentes comunitários de Saúde e do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios (Seeclag) Guarujá, que facilitou o acesso aos condomínios. O município recebeu apoio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), do governo estadual, que enviou um veículo de apoio e readequou o fornecimento da quantidade de larvicida.

Mutirão da dengue em Guarujá — Foto: Prefeitura de Guarujá

Durante o evento, as autoridades municipais ressaltaram a importância dos agentes nos territórios, orientando a população sobre dengue, chikungunya, leptospirose, leishmaniose e outras doenças.

Paralelamente, a Prefeitura de Guarujá equiparou o salário dos agentes comunitários de Saúde (ACSs) e agentes de controle de endemias ao piso nacional da categoria, pela Lei Complementar 309/2022.

Segundo a prefeitura, haverá os reajustes referentes aos meses de julho e outubro e serão calculados pagamentos retroativos. O valor inicial pago era de R$ 2.188,00. Com a equiparação ao piso nacional, o ACS e o agente de controle de endemia passam a ter o piso de R$ 2.424.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

casal-e-preso-apos-tentar-furtar-fios-de-poste-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Casal é preso após tentar furtar fios de poste no litoral de SP; VÍDEO

Ocorrência foi registrada em São Vicente e a dupla foi presa pela Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade. Dupla é presa após tentar furtar fios de poste, em São Vicente Um casal foi preso após tentar furtar a fiação de um poste em São Vicente, no litoral de São Paulo. A dupla foi localizada com a ajuda do monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) da cidade, que flagrou o […]

today9 de outubro de 2022 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%