Na data, haverá uma ação de sensibilização em toda a rede municipal de ensino
A Prefeitura de Guarujá realiza na próxima terça-feira (18), o Dia “D” de Combate à Violência em toda a rede municipal de ensino. A partir de uma ação de sensibilização, a Secretaria de Educação (Seduc) quer mobilizar estudantes, professores, profissionais da educação e comunidade escolar em torno da campanha “Diga Sim ao Respeito”.
A iniciativa foi anunciada nesta quinta-feira (13), durante encontro promovido pela Seduc, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Jardim Tejereba), que teve como principal objetivo debater a segurança nas escolas. O local reuniu diretores e representantes de unidades de ensino municipais, estaduais e particulares da Cidade.
O evento contou com a palestra do comandante da 5ª Cia da Polícia Militar da de Guarujá, Adriano Vasconcellos, que fez um bate-papo junto aos educadores, tirando dúvidas e prestando orientações. “Estamos com uma presença maior de viaturas e o reforço das rondas escolares. Nossos demais grupos de patrulhamento também estão de prontidão”.
O secretário de Educação de Guarujá, falou da necessidade de uma força conjunta de toda a sociedade. “Temos realizado todos os esforços e precisamos da colaboração de todos, principalmente dos pais em todo esse processo, pois não conseguimos nada sozinhos”.
Quem também falou aos educadores do encontro foi a assessora técnica da Secretaria Estadual da Educação, a sargento aposentada da PM, Vânia Silva Buzzulini. Na ocasião, ela falou que a maioria de ocorrências sobre ataques são fake news. “Importante manter o equilíbrio e o funcionamento das escolas normalmente mas, claro, ficar atento a diversas questões como, por exemplo, o portão aberto de uma escola. Isso pode facilitar ocorrências”.
Reunião na próxima segunda (17) – Uma nova reunião entre Prefeitura, Polícia Militar e profissionais da educação de todo o Município está marcada para a próxima segunda-feira (17). O encontro será às 14h30, na Igreja Universal do Reino de Deus, na Avenida Santos Dumont, 891, no Santo Antonio.
Medidas protocolares – Na oportunidade, a Prefeitura também divulgou a realização e reforço de algumas medidas protocolares na rede municipal de ensino. Na questão da segurança nas escolas, por exemplo, a Seduc pontuou iniciativas como a presença do guarda patrimonial nas unidades, monitoramento, organização de entrada/saída dos alunos, botão do pânico, ronda escolar periódica (GCM/PM) e evitar o compartilhamento de informações sem veracidade.
Outro ponto abordado com os diretores foi o acompanhamento das famílias junto aos seus filhos. Neste aspecto, a Seduc destacou a importância de um diálogo constante entre pais e filhos, sobre o uso da internet, além de outros cuidados básicos como a atenção dos pais com relação à mochila dos filhos, verificando se há apenas itens escolares.
Publicar comentários (0)