G1 Mundo

Guerrilha da Colômbia liberta pai do jogador do Liverpool Luís Díaz

today9 de novembro de 2023 7

Fundo
share close

Luís Manuel Díaz, o pai do jogador, havia sido sequestrado em 28 de outubro quando dirigia seu carro em uma região na fronteira com a Venezuela.

O sequestro, segundo o governo, foi uma tentativa do grupo armado de arrecadar fundos, mas interrompeu diálogos de paz que o ELN, grupo que já matou 450 mil pessoas em 60 anos de atuação, travava com o governo da Colômbia desde o ano passado.

A libertação de Luís Manuel Días ocorreu por meio de negociações entre a guerrilha e um comitê do governo e da Organização das Nações Unidas (ONU). Acompanhado por uma missão humanitária da ONU, o pai de Luís Díaz pousou de helicóptero no aeroporto da cidade de Valledupar, no norte do país.



O presidente colombiano, Gustavo Petro, elogiou o acordo. “Viva a liberdade e a paz”, escreveu em suas redes sociais.

Em um comunicado, o governo disse considerar que o sequestro deteriorou as conversas com o ELN.

“O processo atual com o ELN avançou como nenhum outro até hoje. Independentemente disso, nossa delegação considera que o sequestro de Luis Manuel Díaz colocou nosso diálogo em uma situação crítica, disse o comunicado.

Luis Manuel Díaz, pai de Luis Díaz, do Liverpool, é libertado do cativeiro, em 9 de novembro de 2023 — Foto: Ivan Valencia/AP

O governo colombiano vem travando diálogos com uma série de grupos armados e de guerrilha, mas as conversas com o ELN eram as que estavam em estágio mais avançado, segundo Bogotá. A intenção é conseguir que os grupos abandonem as atividades armadas.

Mas, historicamente, os grupos guerrilheiros da Colômbia têm usado o sequestro como tática de pressão ou para arrecadação de fundos.

O ELN disse, há uma semana, que libertaria Díaz, mas logo depois alegou que as operações militares na região norte da Colômbia estavam impedindo os esforços de libertação, o que foi negado pelo Exército.

O jogador colombiano Luís Díaz mostra uma camiseta com a mensagem “liberdade para meu pai” após marcar um gol em uma partida de seu time, o Liverpool, na Inglaterra, em 5 de novembro de 2023. — Foto: Peter Cziborra/ Action Images via Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

israel-aceita-fazer-‘pausas’-militares-de-4-horas-por-dia-no-norte-de-gaza

G1 Mundo

Israel aceita fazer ‘pausas’ militares de 4 horas por dia no norte de Gaza

“Os israelenses nos disseram que não haverá operações militares nestas áreas durante a pausa e que este processo começa hoje”, disse John Kirby porta-voz da Casa Branca. As pausas, que serão anunciadas com três horas de antecedência, surgiram de discussões entre autoridades dos EUA e de Israel nos últimos dias, incluindo conversas que o presidente dos EUA, Joe Biden, teve com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acrescentou Kirby. Kirby considerou […]

today9 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%