G1 Mundo

Histórias olímpicas reais e impressionantes que foram retratadas em filmes para ver no streaming

today20 de julho de 2024 4

Fundo
share close

Como aquecimento para quem quer entrar no espírito esportivo, o g1 preparou uma lista com cinco grandes filmes sobre histórias olímpicas reais e impressionantes – e um bônus com um clássico sobre os Jogos de Inverno.

‘Carruagens de fogo’ (1981)

Você com certeza já ouviu essa trilha sonora, mesmo que não conheça o filme – deveria, é claro, porque esse é o único dessa lista, e provavelmente a única história olímpica, a ganhar um Oscar de melhor filme.



No total, aliás, foram quatro estatuetas e outras três indicações para a história de dois corredores britânicos nas Olimpíadas de Paris de 1924 – ou seja, 100 anos atrás.

Um deles, judeu, precisa lidar com o antissemitismo. O outro, cristão devoto, vê a competição como expressão de sua fé.

  • Onde ver: Aluguel em Microsoft, Apple TV+ e Prime Video

É válido seguir para “Munique” tanto na lógica cronológica quanto na questão de premiações. O filme de Steven Spielberg recebeu cinco indicações ao Oscar, apesar de terminar a noite sem levar nenhum ouro para casa.

Por outro lado, é uma história “olímpica” sem mostrar quase nada de esporte. A trama na verdade acompanha uma equipe de espiões israelenses e sua missão para assassinar aqueles que julgam serem os responsáveis pelo ataque terrorista nos Jogos de Munique, de 1972.

  • Onde ver: Aluguel em Prime Video e Apple TV+

“Foxcatcher” é outro filme com cinco indicações e zero vitórias.

Nele, o público conhece a história bizarra da relação entre dois irmãos campeões olímpicos de luta greco-romana e um milionário esquisitão – e como isso resultou na morte de um deles.

Filmaço com Steve Carell, Mark Ruffalo e Channing Tatum.

Dirigido por Angelina Jolie e indicado a três Oscars, “Invencível” tem como protagonista um maratonista americano que participou dos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936.

O filme foca no período sete anos depois, quando ele, após se alistar para lutar na Segunda Guerra, passou 47 dias à deriva no Pacífico até ser encontrado e capturado pelo exército japonês.

  • Onde ver: Aluguel em Apple TV+ e Prime Video

“Raça” não recebeu nenhuma indicação, mas ironicamente conta a história de uma das maiores lendas das Olimpíadas.

Nele, Stephen James interpreta Jesse Owens, atleta negro recordista que ganhou quatro ouros em Berlim, em 1936, em confronto direto com as teorias raciais absurdas da Alemanha nazista.

O filme ainda explora o racismo sofrido por Owens nos próprios Estados Unidos, que naquela época ainda era um país extremamente segregado.

BÔNUS DE INVERNO: ‘Jamaica abaixo de zero’ (1993)

Uma lista de filmes olímpicos não pode deixar de fora um dos maiores clássicos de todos os tempos do gênero, né? “Jamaica abaixo de zero” pode não ter Oscars, pode não ter verão, mas ele tem o povo!

O filme é baseado de forma um pouco livre na estreia do time jamaicano de bosled – sabe, aqueles trenós que descem mega rápido pistas de gelo – nas Olimpíadas de Inverno de 1988. Inesquecível.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-que-ficou-mais-tempo-presa-injustamente-nos-eua-e-libertada

G1 Mundo

Mulher que ficou mais tempo presa injustamente nos EUA é libertada

Sandra Hemme, de 64 anos, deixou uma prisão em Chillicothe, no Missouri. Ela foi a mulher que ficou presa injustamente por mais tempo nos EUA, de acordo com sua equipe jurídica do Projeto Inocência. Ao sair da prisão, ela se reencontrou com a família, uma irmã, filha e a neta. "Você era apenas um bebê quando sua mãe me enviou uma foto sua", disse ela à neta. "Você parecia exatamente […]

today20 de julho de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%