G1 Santos

Inspiração, Rei do Futebol e melhor jogador: o que as crianças sabem sobre Pelé?

today29 de dezembro de 2023 2

Fundo
share close

Parece que há um consenso que ultrapassa gerações, já que “inspiração” e “o maior do mundo” foram alguns dos adjetivos encontrados para definir o Rei. Santista roxo, o guarujaense Arthur Nogueira, de 9 anos, começou a jogar futebol por influência da família e enxerga em Pelé um exemplo.

Não apenas garotos, Pelé também é um ídolo para meninas que sonham com uma carreira de sucesso. Algumas pequenas moradoras de Santos, onde ele deu os primeiros passos no futebol, também falaram sobre a representatividade que ele sempre imprimiu no universo esportivo.

Ana Clara, de 12 anos, é uma das que reconhecem a importância do jogador para a própria história. Para ela, o esportista negro que se destacou na era marcada pelo preconceito racial – Ela é contemplada pelo projeto Tia Egle, que desenvolve atividades para crianças que vivem na Zona Noroeste da cidade.



“Minha grande inspiração é o Rei Pelé. Sou uma menina negra da periferia. O meu grande sonho é me tornar uma grande jogadora de futebol”, contou, em vídeo enviado à reportagem.

Arthur Nogueira e Ana Clara se inspiram no Pelé para seguir um bom caminho no futebol — Foto: Arquivo pessoal

Arthur mora em Guarujá e pratica o esporte na organização sem fins lucrativos Settaport, que também atua em Santos. Escrever sobre Pelé parece ter sido fácil para o menino.

“Ele começou pequeno, como eu, lutou e conquistou o mundo e é inspiração para mim e para várias crianças no mundo todo. Pelé foi o maior futebolista de todos os tempos”, escreveu.

Uma memória que ele tem do Rei é a música “ABC”, na qual Pelé canta sobre a importância de crianças saberem ler e escrever. “Eu te amo, Pelé”, homenageou.

Carta que Arthur escreveu para Pelé em homenagem à data — Foto: Arquivo pessoal

Eduarda Souza, de 10 anos, espera um dia representar todas as mulheres que “chegaram lá” no futebol. O sonho é grande: para ela, a meta é crescer no Real Madrid, clube que já contou com os passes de Neymar Jr. e atualmente tem Vinicius Jr. como atacante.

“Pelé foi e sempre será o melhor jogador de todos os tempos. Ele me inspira muito e, toda vez que eu agarro uma bola, penso que um dia vou chegar lá e me imagino no Real Madrid, representando todas as mulheres que chegaram lá e são uma inspiração, igual ao Rei Pelé”.

“O Pelé é uma inspiração muito grande que motiva todas as crianças a jogar bola, querer ser igual a ele, é uma inspiração para todo mundo. A Duda é goleira, ela gosta do gol e está cada dia melhor […] A família incentiva muito, é um sonho que ela tem ser jogadora”, afirmou.

Cartinha de Eduarda para o Rei tem desenho de futebolistas mulheres — Foto: Arquivo pessoal

Apesar da pouca idade, o projeto de vida de Sophia Menezes Silva, de 9 anos, que também é contemplada pelo projeto Tia Egle, é estar no mundo do futebol. Ela tem Pelé como grande referência e sonha em ser jogadora profissional.

“A minha inspiração é o Pelé porque ele fez história aqui e no mundo inteiro. Eu quero ser reconhecida mundialmente, como ele”, escreveu na cartinha.

Maria Isis e Sophia acreditam que Pelé é uma inspiração para as crianças e no mundo inteiro — Foto: Arquivo pessoal

Maria Isis Ruiz, de 8 anos, acredita que Pelé foi o “maior jogador nessa história até hoje”, uma pessoa que ensinou muitas crianças a jogarem futebol. “Sempre morará em nossos corações”, definiu.

Lorena Banes, da mesma idade, define o ídolo como “o maior jogador brasileiro de futebol conhecido como ‘Rei Pelé’. “Encantou o mundo com seus dribles e passes”.

Na cartinha que escreveu, o pequeno Kayo Myckael Moreira, de 7 anos, aproveitou para escrever os próprios pensamentos de admiração sobre o Rei do Futebol. “Ele foi o melhor do mundo. Eu sinto muita falta dele”, disse.

Kayo Myckael e Lorena escreveram o que acham de Pelé em pedaços de papel — Foto: Arquivo pessoal

A Fundação Settaport é uma entidade sem fins lucrativos criada pelo Sindicato Settaport em 2008. Ela realiza ações em diversas áreas, como o esporte e a inclusão digital.

Desde 2008, desenvolve o Programa Esportivo Educacional Settaport, com núcleos esportivos nas cidades de Guarujá e Santos. Ao todo, são oito núcleos onde cerca de 700 crianças e adolescentes são atendidos. Neles, são ensinadas as modalidades futsal, futebol, judô e capoeira.

Já o Projeto Tia Egle é uma Organização Não Governamental (ONG) que começou em 2003 e se tornou instituição em 2008. Atende crianças e adolescentes que vivem na Zona Noroeste de Santos.

O projeto contribui com cestas básicas e medicamentos, além de garantir alimentação, lazer e cuidado para o grupo. Com ele, os adolescentes e crianças assistidos fazem atividades fora do horário escolar.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

10-conselhos-praticos-para-o-seu-fim-de-ano

Pleno News

10 conselhos práticos para o seu fim de ano

HomeOpiniãoRenato Vargens10 conselhos práticos para o seu fim de ano Estamos às portas de um novo ano, você está pronto para vivê-lo? Renato Vargens - 29/12/2023 14h22 Estamos começando um novo ano! Foto: Pixabay Estamos às portas de 2024; e antes que o ano novo comece, listo aqui 10 conselhos para esses últimos dias de 2023. Minha intenção é que você pare para refletir e viva bem neste novo tempo […]

today29 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%