O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou uma nova forma de facilitar para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Se você está há 48 meses sem atualizar seus dados ou não está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), agora pode regularizar sua situação diretamente no aplicativo ou site Meu INSS.
Como fazer a revisão
Para saber se você precisa atualizar seus dados, basta acessar a área logada do Meu INSS, utilizando seu login e senha no portal Gov.br. Caso seu pagamento esteja bloqueado, ele será desbloqueado em até 72 horas, permitindo que você saque o valor no banco.
Atenção às notificações
Após fazer login, um ícone de “Revisão de BPC” estará disponível no Meu INSS. Ao clicar nesse ícone, digite seu CPF e veja se precisa atualizar as informações no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade. O prazo para regularizar os dados começa a contar a partir da notificação.
O que acontece se não atualizar?
Se você não tomar as providências dentro do prazo, o pagamento do BPC será suspenso.
Veja as datas-limite:
– 30 dias: bloqueio do pagamento se você não foi localizado.
– 45 dias: suspensão do pagamento se você foi localizado em cidades com menos de 50 mil habitantes.
– 90 dias: suspensão do pagamento se você foi localizado em cidades com mais de 50 mil habitantes.
Onde fazer a atualização?
A atualização no CadÚnico precisa ser feita no CRAS de sua cidade. Sem essa atualização, o pagamento do BPC será suspenso automaticamente após o prazo.
Quem está passando pela revisão?
A revisão do BPC está acontecendo com quem recebe o benefício, mas não está inscrito no CadÚnico ou não atualizou os dados há mais de 48 meses.
BPC e a renda familiar
Para ter direito ao BPC, a renda de cada pessoa da sua família precisa ser menor que 1/4 do salário mínimo (R$ 353). Além disso, você e sua família devem estar inscritos no CadÚnico; o que deve ser feito no CRAS da sua cidade. Quem teve o benefício concedido judicialmente tem a flexibilização do critério renda que varia caso a caso.
Beneficiários em municípios com calamidade pública
Se você mora em municípios do Rio Grande do Sul em situação de calamidade pública reconhecida pelo governo, não será necessário passar pelo processo de revisão ou atualização do CadÚnico por enquanto.
Como consultar se você precisa atualizar seus dados?
Você pode consultar se precisa fazer a atualização ou inscrição no CadÚnico diretamente no aplicativo Meu INSS. Com seu CPF, basta fazer a pesquisa para saber se está na lista.
Lembre-se: para continuar recebendo o BPC, é essencial que seus dados estejam atualizados no CadÚnico. Não deixe para última hora e regularize sua situação o quanto antes!
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