G1 Mundo

Itamaraty retira diplomata indicado por Bolsonaro do cargo de embaixador do Brasil nos EUA

today9 de janeiro de 2023 13

Fundo
share close

O ato foi publicado no “Diário Oficial da União” e não informa se a remoção foi a pedido. O substituto de Forster na embaixada nos Estados Unidos ainda não foi indicado.

Conforme a publicação, Forster foi transferido para a Secretaria de Estado do Itamaraty.

Diplomata de carreira, Nestor Forster Júnior assumiu a função de forma interina em 2019. Em 2020, foi indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro para assumir o cargo de maneira definitiva.



Forster foi indicado para a função após Bolsonaro ter desistido de designar o filho Eduardo Bolsonaro, deputado federal, para o cargo.

Quando Bolsonaro anunciou que indicaria o filho para a embaixada, houve repercussão negativa entre diplomatas e políticos. O então presidente desistiu, e Forster, que já atuava na embaixada, acabou assumindo o cargo.

Medalha para Olavo de Carvalho

Nestor Forster concedeu a medalha da Ordem do Rio Branco para o escritor Olavo de Carvalho, que tinha influência sobre a chamada ala ideológica do governo Bolsonaro.

Na ocasião em que entregou a medalha, Forster elogiou o escritor, afirmando que Olavo de Carvalho contribuiu para a filosofia e a cultura brasileira, desenvolvendo uma “atividade docente igualmente original” e formando “uma nova classe intelectual no Brasil”.

Olavo de Carvalho morreu em janeiro do ano passado.

A Embaixada do Brasil nos Estados Unidos é uma das principais representações do país no exterior e costuma ser ocupada por diplomatas com vasta experiência internacional.

Texto publicado no site do Ministério das Relações Exteriores afirma que os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil (atrás somente da China) e principal destino das exportações brasileiras.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

terremoto-de-magnitude-7,7-atinge-a-indonesia

G1 Mundo

Terremoto de magnitude 7,7 atinge a Indonésia

Autoridades ainda não divulgaram informações sobre danos graves e possíveis vítimas do tremor. Imagem mostra o epicentro do terremoto na Indonésia no dia 9 de janeiro de 2023 — Foto: EMSC/Twitter Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu a região de Tanimbar, na Indonésia, nesta terça-feira (10), horário local, informou o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC). O terremoto ocorreu por volta das 4h47 no horário local (14h47 em Brasília) e […]

today9 de janeiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%