G1 Mundo

Japão tem recorde de ataque de ursos a pessoas em 2023

today9 de dezembro de 2023 2

Fundo
share close

Os ataques de ursos bateram recorde no Japão em 2023. Foram registrados 212 ocorrências nos oito meses desde abril, marcando o início do ano fiscal do Japão, segundo a emissora pública NHK.

Seis pessoas morreram, duas delas da província de Hokkaido, no extremo norte, outras duas na província de Iwate. As regiões de Toyama e Nagano registram uma vítima cada.

O cálculo dos ataques é maior em relação a contagem feita em 2020, com 158 caos, até então com o maior número de ocorrências. Os registros começaram a serem feitos em 2006.



O governo enviou especialistas para ajudar as prefeituras a capturarem e estudarem os ursos. Além do mais, emitiu comunicados dizendo quais cuidados a serem feitos, como evitar deixar lixos expostos nas ruas, para afastar os animais.

Funcionários do ministério dizem que os animais geralmente hibernam em dezembro, mas também alertam que mais ataques são possíveis.

Por que acontecem esses ataques?

Os avistamentos de ursos não são incomuns no Japão, mas geralmente estão concentrados na parte norte do país, onde existe habitat ideal e fontes de proteínas, como bolotas, faias e frutas.

Em novembro de 2023, ocorreram 19.191 avistamentos em todo o país, acima dos 11.135 avistamentos durante todo o ano anterior e dos 12.743 em 2021, segundo a CNN.

Especialistas dizem que os ursos do Japão estão cada vez mais saindo do território natural em direção às áreas urbanas em busca de alimento, uma vez que, as alterações climáticas interferem na floração dos alimentos.

Pode haver anos de más colheitas e, quando isso acontece, como este de 2023, os ursos não conseguem armazenar energia suficiente antes da hibernação.

Assista o vídeo abaixo para entender a disputada por Essequibo

Venezuela x Guiana: Entenda em 5 pontos disputa por Essequibo

Venezuela x Guiana: Entenda em 5 pontos disputa por Essequibo

Leões na África: animais bloqueiam estrada; veja vídeo

Leões bloqueiam estrada e 'inspecionam' carros em parque da África do Sul

Leões bloqueiam estrada e ‘inspecionam’ carros em parque da África do Sul




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

moradora-da-vila-belmiro,-de-86-anos,-escapa-de-bala-de-borracha-dentro-de-casa-apos-a-queda-do-santos-fc

G1 Santos

Moradora da Vila Belmiro, de 86 anos, escapa de bala de borracha dentro de casa após a queda do Santos FC

O Peixe foi derrotado em casa pelo Fortaleza nesta quarta-feira (6) e ficou na 17ª colocação do Campeonato Brasileiro, sendo rebaixado para a Série B da competição. Antes mesmo do apito final da partida, um grupo de torcedores atirou pedras, coquetéis molotov e outros objetos contra a Vila Belmiro e policiais que estavam na região. Ao g1, a aposentada Fatima Leon Mesquita Urbano, de 63 anos, contou que mora com […]

today9 de dezembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%