G1 Mundo

Justiça americana condena traficante colombiano Otoniel a 45 anos de prisão

today8 de agosto de 2023 13

Fundo
share close

A Justiça dos Estados Unidos condenou, nesta terça-feira (8), o traficante de drogas colombiano Dairo Antonio Úsuga David, conhecido como Otoniel, a 45 anos de prisão. Ele se declarou culpado de três acusações, e vai cumprir as três penas simultaneamente.

O Ministério Público afirmou que Otoniel é “sem dúvidas, um dos casos mais graves em termos de atividade de tráfico de drogas” já julgados pelo tribunal.

A juíza Dora Irizarry rejeitou o pedido de desculpas do condenado, que defendeu o fim do conflito armado e a paz negociada.



Preso em outubro de 2021, Otoniel era o chefe do narcotráfico mais procurado pela Colômbia e pelos EUA naquele momento.

Na época, o então presidente colombiano, Iván Duque, comparou sua detenção à queda de Pablo Escobar, o grande barão da cocaína, morto pela polícia colombiana em 1993. Escobar, lendário chefe do cartel de Medellín, foi de longe o traficante de drogas mais famoso do mundo.

“É o golpe mais duro desferido contra o narcotráfico neste século no nosso país”, disse Duque em uma declaração pública.

Ele liderava o Clã do Golfo, a principal quadrilha criminosa da Colômbia, e os EUA ofereciam até US$ 5 milhões por informações sobre seu paradeiro ou que permitissem sua captura. Já o governo da Colômbia oferecia cerca de US$ 800 mil. Foi quase uma década de buscas.

Ele passou a liderar o Clã do Golfo após a morte do seu irmão, Juan de Dios, “Giovanni”, em confronto com a polícia em 2012.

Segundo a imprensa colombiana, Otoniel era procurado pela Interpol por diversos homicídios, sequestros, formação de quadrilha e outros crimes.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

presidente-da-colombia-sobe-o-tom-e-cobra-vizinhos-por-fim-da-exploracao-de-petroleo-na-amazonia

G1 Mundo

Presidente da Colômbia sobe o tom e cobra vizinhos por fim da exploração de petróleo na Amazônia

A Colômbia propôs que a Declaração de Belém, documento com compromissos conjuntos que os oito países amazônicos firmarão a partir da Cúpula de Belém, contivesse uma sinalização clara pelo fim da exploração de petróleo na Amazônia. O tema não foi consenso e deve ficar de fora da declaração, mesmo com a pressão da sociedade civil em relação a este tema. "Os desacordos as vezes nos permitem algumas propostas novas também", […]

today8 de agosto de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%