O pastor, linguista e hebraísta Luiz Sayão, um dos mais respeitados teólogos do país, virou alvo de ataques de extremistas na internet depois de ter participado de um podcast secular, o Inteligência Limitada, com o arqueólogo bíblico Rodrigo Silva.
Diretor acadêmico da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, o pastor batista foi criticado por dialogar sobre Bíblia com um pastor adventista, por serem de confissões de fé distintas, mesmo tratando de temas que não tinham relação doutrinária.
Sayão é tradutor da Bíblia, enquanto que o arqueólogo Rodrigo Silva é curador do Museu de Arqueologia Bíblica, com pós-doutorado em Arqueologia Bíblica.
Embora o podcast não tenha sido de caráter confessional, radicais que não conhecem arqueologia, línguas originais e exegese passaram a atacar Luiz Sayão por sua postura respeitosa e pacífica durante o debate.
Sayão lamenta a postura de alguns que não “querem paz com todos” (Rm 12.18), afirmando que esse comportamento é “equivocado e até contraditório”, lembrando que muitos evangélicos estudam e trabalham em instituições seculares e de outras confissões de fé.
“Ninguém pode transformar cada momento em uma discussão apologética, que malfeita, só prejudica a verdadeira fé”, destaca.
Questionado sobre a dificuldade que algumas pessoas têm em dialogar, Sayão lembrou que isso acontece muitas vezes por limitação de conhecimento ou por insegurança. “Só conseguem impor e não sabem conversar”, disse.
Ao ser questionado sobre a importância do debate de ideias para o meio acadêmico, o linguista disse ser “fundamental para que as pessoas estejam bem conscientes do que pensam e creem e ao mesmo tempo saibam discordar dos outros com respeito e serenidade”.
Assista:
Publicar comentários (0)