G1 Mundo

Lula convida Zelensky para reunião em Nova York; autoridade ucraniana diz que encontro ‘dependerá de agenda’

today18 de setembro de 2023 10

Fundo
share close

Governo brasileiro ofereceu duas datas possíveis para um encontro bilateral entre os presidentes do Brasil e da Ucrânia. Lula chegou aos Estados Unidos no sábado para participar da Assembleia Geral da ONU.


  • O governo brasileiro ofereceu ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, duas possibilidades de agenda com o presidente Lula em Nova York.



  • O encontro, que poderá ocorrer entre segunda (18) e terça-feira (19), seria o primeiro presencial entre as autoridades.

  • À TV Globo, uma autoridade ucraniana afirmou que a reunião ainda está sendo avaliada e que tudo ‘dependerá da agenda’ dos líderes.

  • Lula ficará em Nova York até quinta (21). Ele participará de compromissos da Assembleia Geral da ONU e de evento com o presidente americano, Joe Biden.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, postou nas redes sociais uma foto da conversa por vídeo com Lula — Foto: Reprodução

Segundo o senador, o Itamaraty ofereceu a Zelensky duas possibilidades de agenda: segunda (18) ou terça-feira (19). Nas datas, Lula também deverá se reunir com outras lideranças estrangeiras.

O governo ucraniano ainda não confirmou a participação de Volodymyr Zelensky.

À TV Globo, uma autoridade da Ucrânia afirmou que o encontro ainda está sendo avaliado e que “tudo dependerá da agenda dos dois líderes”.

Lula muda o discurso e diz que Justiça decidirá se Putin será preso se vier ao Brasil

Lula muda o discurso e diz que Justiça decidirá se Putin será preso se vier ao Brasil

O convite do governo brasileiro a Zelensky ocorre em um momento de críticas a declarações de Lula sobre a possibilidade de receber o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Brasil, durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, marcada para novembro de 2024.

O líder russo poderia ser preso em razão de mandados de prisão que foram emitidos contra ele pelo Tribunal Penal Internacional (TPI). O Brasil é signatário do acordo, o que prevê o cumprimento de mandados expedidos pela Corte.

O presidente brasileiro tem defendido que um grupo de países, incluindo o Brasil, lidere uma saída negociada para o fim da guerra. Lula afirma, no entanto, que não planeja visitar a Rússia e a Ucrânia enquanto não houver um cessar-fogo.

Em maio, o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, foi enviado a Kiev, capital da Ucrânia, para participar de uma reunião com Zelensky.

Na ocasião, ele ainda declarou que esperava receber o presidente Lula na Ucrânia e continuar o diálogo com o governo brasileiro.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tortura-e-coisa-de-charlataes-e-principiantes,-diz-treinadora-do-fbi-que-analisou-2-mil-horas-de-interrogatorios-policiais

G1 Mundo

Tortura é coisa de charlatães e principiantes, diz treinadora do FBI que analisou 2 mil horas de interrogatórios policiais

Segundo as regras, os quatro detentos deveriam sair do elevador antes dela. Mas quando chegaram ao andar de destino, um dos prisioneiros - um indivíduo corpulento, com mais de 1.80 metro de altura e pesando quase 100 kg - decidiu subverter a ordem. “Primeiro as damas”, disse. “Você sai primeiro, Emily.” Jerome tinha esquizofrenia. Aos 19 anos de idade, tinha sido condenado pelo assassinato de sua vizinha. Achava que ela […]

today18 de setembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%