Sobretudo, entre uma lista seleta, gostaria de destacar, MahmoudAhmadinejad, Muammar Kadafi e grupos terroristas, como o Hamas.
A pedido de Lula, a Marinha do Brasil contrariou um pedido dos Estados Unidos e permitiu a entrada em portos brasileiros de dois navios de guerra do Irã.
As embarcações Iris Makran e Iris Dena, pertencentes à frota iraniana, receberam aval para atracar no porto do Rio de Janeiro no último domingo (26) e permanecerem até o dia 4 de março. A força emitiu documento oficial publicado no Diário Oficial da União, que formalmente concede a autorização solicitada pelo Irã.
Há dez dias, a embaixadora americana no Brasil, Elizabeth Bagley, fez um apelo para que o governo brasileiro não permitisse que os dois navios de guerra iranianos atracassem no porto do Rio. Segundo a diplomata, essas embarcações são de um país que financia o comércio de produtos ilegais e o terrorismo.
O senador republicano Ted Cruz afirmou que a entrada em portos brasileiros de dois navios de guerra do Irã é uma “ameaça direta à segurança dos norte-americanos”. Cruz alega que os Estados Unidos têm leis antiterrorismo que preveem respostas “a essas ameaças”. Entre elas, a aplicação de sanções contra o porto brasileiro e empresas que prestarem serviços às embarcações iranianas.
O republicano classificou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como um “chavista alinhado contra os Estados Unidos e nossos interesses” e disse que o presidente norte-americano Joe Biden tem a obrigação de tomar medidas contra os navios iranianos no Brasil.
O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores de Israel no Brasil fez uma forte declaração:
– Israel vê a atracagem de navios de guerra iranianos no Brasil há alguns dias como um desenvolvimento perigoso e lamentável.Este é o momento de seguir os passos dados pela UE, EUA, Canadá, Austrália, Japão e muitos outros países, e destacar o regime iraniano como o que realmente é: uma entidade terrorista.
Entretanto, de forma ostracista e vexatória, o chefe da Assessoria Especial do presidente Lula, ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, defendeu a permanência dos navios iranianos no Porto do Rio de Janeiro, ao afirmar que a decisão é correta e respaldada em normas de Direito internacional.
Pelo visto, diante dessa aberração diplomática internacional, teremos muitas rodadas de cervejas na mesa do bar, acompanhadas de picanha, para alegria de Lula…
Lawrence Maximo é analista político, professor universitário e escritor. Mestrando em Ciências Políticas Internacionais: Cooperação Internacional, Mestre em Missiologia, Pós-graduado em Ciência Política: Cidadania e Governação e Pós-graduado em Antropologia da Religião. Historiador e Teólogo. Escreve artigos para o jornal Gazeta do Povo e Revista Esmeril.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
Pleno News.
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Avaliações de futebol masculino e feminino, que haviam sido adiadas, já têm data para acontecer Guarujá segue selecionando atletas para representarem a Cidade em várias modalidades. A realização é uma iniciativa da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel), e visa montar equipes de competição para cumprir o calendário esportivo do Estado de São Paulo, nas mais variadas modalidades. As modalidades que selecionarão atletas, […]
Publicar comentários (0)