G1 Santos

Mãe e filha descobrem juntas o amor pela confeitaria e fazem sucesso com doces e bolos; veja receita de merengue

today10 de maio de 2024 7

Fundo
share close

Na infância, Francini acompanhava a avó e admirava o modo como ela fazia biscoitinhos e quitutes no interior de São Paulo. Já adulta, inspirada nesses lembranças, ela aprendeu a fazer os melhores bolos da família, que enchiam a mesa de doces em qualquer festa de aniversário.

“Eu tinha a minha avó, que ela fazia docinhos, biscoitinhos, essas coisas e eu fui aprendendo com ela. Toda festa em casa da família, eu sempre fiz os bolos de aniversário e algumas sobremesas em datas festivas”, conta Francini.

Em 2019, quando ficou desempregada, a filha Camila Incerpi sugeriu à mãe que ela começasse a vender bolos. “Ela falou: mãe, você gosta tanto de fazer doces, porque não vende pra fora? Ai eu falei: boa ideia. Nós começamos, um pouquinho antes da pandemia”, conta Francini, hoje proprietária da Dona Fran.



Inspirada em sua ligação com a cozinha, Francini resolveu investir na produção de bolos e doces em Santos, no litoral de São Paulo — Foto: Mariane Rossi/g1

A primeira receita só podia ser o doce preferido das filhas: bolo de chocolate com morangos. “Desde pequenas, eu introduzi na alimentação delas o morango. E, para não ficar tão azedo, nós colocamos o chocolate mais pra frente”, explica.

Francini resgatou receitas, se inspirou na avó, arregaçou as mangas e resolveu se dedicar a produção. A venda dos bolos começou a lhe render frutos e as filhas realmente viram que aquela podia ser uma fonte de renda para a família.

Bolo de chocolate com morangos foi o primeiro a entrar no cardápio da confeitaria — Foto: Mariane Rossi/g1

Ao observar a mãe decorando os bolos, a filha mais nova quis ajudar. Victoria, formada em Administração, sempre sonhou trabalhar com escritórios, mas a confeitaria lhe encantou aos poucos e ela descobriu uma nova vocação.

“Eu comecei a colocar a mão na massa. Quando eu fiz isso, eu despertei uma paixão, vi que eu realmente sabia fazer. Eu acho que isso realmente veio de um dom meu. Eu sou muito perfeccionista e apliquei isso nos bolos. Eu acho que deu super certo”, fala Victória. “Começamos a trabalhar tudo junto, dentro de casa mesmo”, conta Francini.

Francini e Victória Incerpi são mãe e filha e atuam juntas como confeiteiras em Santos, no litoral de São Paulo — Foto: Mariane Rossi/g1

Juntas, mãe e filha formam a confeitaria que leva, de forma carinhosa, o apelido da dona. Enquanto Francini prepara as massas e recheios, Victoria faz a finalização e decoração dos bolos, além de ficar responsável pela parte administrativa e financeira.

Já Camila, a mais comunicativa da família, tem um emprego na área de eventos, mas também contribui na confeitaria. Ela capricha nos conteúdos nas redes sociais, com fotos e vídeos da produção diária, para dar mais visibilidade aos deliciosos bolos e docinhos feitos na cozinha da família, adaptada para uma produção profissional e artesanal.

Há cinco anos, Francini e Victoria nunca imaginavam que estariam juntas na mesma profissão. As duas fizeram cursos na área de confeitaria e aprimoraram suas técnicas. O cardápio foi ampliado, com opções variadas de bolos, docinhos de festas e sobremesas para datas especiais.

Victoria fica responsável pela montagem e decoração dos doces e bolos — Foto: Mariane Rossi/g1

Dividir a rotina profissional e pessoal, por vezes, é um desafio. Na cozinha, no meio do trabalho, nem sempre as opiniões coincidem. “Existe aquela coisa, eu dou um palpite e ela não aceita. Às vezes, ela dá palpite no meu e eu não aceito. Mas, sabe como é. A mãe sempre acaba aceitando a opinião do filho”, revela Francini.

Por outro lado, é também dentro da cozinha que elas colecionam as melhores lembranças. A hora de enrolar docinhos é também um momento de conversa e descontração para mãe e filha.

“A gente fica sentada, eu peso e boleio, coloco no confeito. Ela põe na forminha e caixinha. A gente fica conversando ou ela coloca uma série pra gente assistir junto”, conta a mãe confeiteira.

“A gente é muito amiga, eu brinco que ela é a minha melhor amiga. A gente está ali na cozinha, a gente conversa o dia inteiro, fofoca o dia inteiro”, brinca Victória.

Juntas, elas dizem que uma apoia a outra, seja na confeitaria ou nos desafios da vida pessoal. As três garantem que somente essa união entre as três é que gerou o sucesso da confeitaria.

“Eu sou muito grata por tudo que ela faz pela gente. Ela sempre foi muito batalhadora desde nova. Eu só tenho a agradecer e desejar um feliz dia das Maes. Eu sou muito feliz de trabalhar ao lado dela todos os dias”, diz Victória.

Merengue de morangos, da Francini Incerpi — Foto: Danilo Santos/g1

Ao g1, Francini e Victoria ensinaram a fazer um merengue de morango. Essa é uma das sobremesas mais pedidas e a preferida de Camila, a irmã mais velha. Veja a receita abaixo e/ou em vídeo, no início da reportagem:

  • 2 caixas de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 300 ml de leite
  • 15 gramas de essência de baunilha
  • 25 gramas de amido de milho
  • Duas gemas de ovos
  • 20 gramas de manteiga
  • chocolate branco derretido

  • 400 ml de creme para chantilli

  • morangos o quanto baste
  • suspiros o quanto baste

Creme belga: Em uma panela, com fogo médio, coloque o leite condensado e creme de leite. No copo com leite, acrescente a essência de baunilha, o amido de milho e duas gemas coadas. Misture bem a mistura líquida e acrescente na panela. Coloque a manteiga e o chocolate branco derretido. Mexa bem durante todo o tempo e espere o creme encorpar, cerca de 15 minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar e leve para a geladeira.

Chantilli: Coloque todo conteúdo gelado na batedeira, em velocidade média, por aproximadamente 5 minutos, até obter a consistência desejada.

Montagem: Comece com uma camada do creme belga. Em seguida, corte os morangos em rodelas e disponha ao redor do refratário e no meio, em cima do creme. Adicione uma camada de chantili. Por último, triture os suspiros, fazendo outra camada. Repita o processo mais uma vez ou até preencher o a travessa por completo. Sirva gelado.

Merengue de morangos, da Francini Incerpi — Foto: Danilo Santos/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

roberto-carlos,-dire-straits-legacy-e-festival-caicara;-confira-as-atracoes-aproveitar-o-fim-de-semana-na-regiao

G1 Santos

Roberto Carlos, Dire Straits Legacy e Festival Caiçara; confira as atrações aproveitar o fim de semana na região

O fim de semana na região está repleto de atrações musicais. Isso porque em Santos, no litoral de São Paulo, haverá show da banda de rock Dire Straits Legacy e do cantor Roberto Carlos, na Ponta da Praia. Além disso, o público também pode conferir um show de hip-hop infantil no Sesc, samba no Teatro Guarany e alguns festivais culturais. Em Iguape e Registro, no Vale do Ribeira, os artistas […]

today10 de maio de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%