G1 Mundo

Maior especialista no naufrágio do Titanic é tripulante do submarino desaparecido, diz jornal

today19 de junho de 2023 30

Fundo
share close

O jornal “The Guardian” afirmou que acredita-se que Nargeolet esteja a bordo do submarino. A Radio Canada atribuiu a informação a um outro passageiro: Hamish Harding.

Hardin, um bilionário britânico, afirmou em sua página no Facebook que estaria no submarino turístico. Na rede social, ele afirmou que estaria acompanhado de exploradores famosos, e citou o nome de Paul-Henri Nargeolet.

A rádio também ouviu um mergulhador do Canadá, Larry Daley, que confirmou que Nargeolet tinha planos para participar desta expedição turística.



Submarino que leva turistas para ver o Titanic desaparece no Atlântico

Submarino que leva turistas para ver o Titanic desaparece no Atlântico

O francês fez parte, em 1987, da primeira expedição para recuperar objetos do Titanic. Desde então, ele liderou várias expedições ao local e supervisionou a recuperação de 5.000 artefatos, incluindo uma parte do casco do Titanic de 20 toneladas.

Nargeolet, além de ex-comandante da Marinha francesa, é um mergulhador experiente e piloto de submarino.

Como diretor de pesquisa subaquática para o Grupo E/M e Titanic, Inc, ele é considerado o principal especialista no local do naufrágio, e é possível que ele estivesse encarregado pelo submersível durante o mergulho, com outros quatro passageiros ao seu lado.

Primeira vez no naufrágio

Em uma entrevista de 2012, Nargeolet descreveu o primeiro mergulho nos destroços do Titanic. Na ocasião, ele disse que os adornos da quilha do navio ainda eram brilhantes, “limpos como se alguém os tivesse lustrado nesta mesma semana”.

O ex-militar afirmou que chegou a ficar emocionado ao ver milhares de objetos no fundo do oceano e da degradação progressiva dos restos do navio.

“É a escuridão absoluta. Utilizamos projetores, mas é um pouco como as luzes de um carro, não chegam muito longe. A água é extremamente fria, entre zero e um grau, e há corrente mais ou menos forte”, disse Nargeolet.

“A visibilidade varia e, em alguns dias, parece que neva sobre o barco devido às partículas que descem em geral da Corrente do Golfo”, disse ele.

Ele também falou sobre a primeira expedição: “Éramos três no submarino. Durante dez minutos não houve uma palavra. Normalmente fala-se muito em um submarino, mas a emoção era muito forte. Era magnífico. Tivemos a sorte de chegar à parte dianteira, percorremos o casco. Estávamos certos de que era o Titanic”.

Desaparecimento do submarino turístico

O submarino turístico que desapareceu é da empresa OceanGate, que faz expedições até os destroços do Titanic. Há cinco pessoas dentro da embarcação.

Os restos do Titanic ficam a cerca de 600 km da costa do Canadá.

As guardas costeiras dos Estados Unidos e do Canadá fazem operações de busca e resgate. Os canadenses afirmaram que enviaram uma aeronave militar e um navio para auxiliar.

A OceanGate cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro por um lugar em sua expedição para ver os destroços.

Na semana passada a empresa começou a quinta “missão” aos destroços do Titanic, de acordo a página na web da empresa. A previsão de fim da viagem era na próxima quinta-feira.

A viagem dura oito dias. Para descer até o local dos destroços, que fica a uma profundidade de 3.800 metros no Oceano Atlântico, o submersível leva cerca de 2,5 horas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bilionario-de-empresa-da-aviacao-e-um-dos-passageiros-do-submarino-turistico-que-sumiu-em-passeio-para-ver-destrocos-do-titanic

G1 Mundo

Bilionário de empresa da aviação é um dos passageiros do submarino turístico que sumiu em passeio para ver destroços do Titanic

O submarino turístico que desapareceu é da empresa OceanGate, que faz expedições até os destroços do Titanic. Há cinco pessoas dentro da embarcação. O enteado de Harding afirmou no Facebook que o padrasto estava "desaparecido em um submarino" e pediu orações. O próprio Harding havia postado no Facebook, no domingo, que estaria a bordo do submarino. Pelo texto dele, entendia-se que, a princípio, o clima estava desfavorável para a submersão, […]

today19 de junho de 2023 34

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%