Gospel Prime

Mais da metade no Reino Unido acredita que ciência e religião são incompatíveis

today28 de dezembro de 2022 11

Fundo
share close

Uma pesquisa recente realizada por Theos e o Instituto Faraday, descreve as atitudes do público e da elite em relação à ciência e à religião no Reino Unido, o estudo es chama “Science and Religion” (Ciência e Religião): Se afastando do raso.

Segundo Evangelical Focus, esse é um projeto de três anos com o objetivo de mapear o cenário do conflito entre ciência e religião no Reino Unido, para explorar o que exatamente as pessoas discordam sobre ciência e religião, com o fim de afirmar que o debate até agora tem sido muitas vezes superficial.

Sendo assim, pesquisadores conduziram entrevistas com os principais acadêmicos e comunicadores científicos, e encomendaram uma pesquisa de opinião pública com 5.153 adultos em todo o Reino Unido. O estudo mostra que cerca da metade dos adultos britânicos acham que a ciência e o cristianismo são incompatíveis, enquanto 36% diz que são compatíveis.

“O argumento deste relatório é que o debate sobre ciência e religião foi distorcido ao ser visto principalmente através de algumas lentes estreitas, em particular, a evolução, o Big Bang e a neurociência, e como estas são lentes ‘conflitantes’, a imagem resultante é de um conflito que o público sente mas tem dificuldade de localizar ou explicar”, diz o estudo.

De acordo com o estudo, 57% dos entrevistados pensam que a ciência e a religião são incompatíveis, enquanto 30% dizem que são compatíveis. Os homens (60%) são mais propensos que as mulheres (55%) a dizer que a ciência e a religião são incompatíveis.



Além disso, 68% dos entrevistados brancos acham que são incompatíveis, em comparação com 48% dos entrevistados de grupos étnicos não brancos. Quando questionados por religiões específicas, “a percepção da hostilidade entre ‘ciência e religião’ é maior do que entre ‘ciência e cristianismo’ ou ‘ciência e islamismo’.

Portanto, o estudo aponta que isto parece ser um conflito de imagem e não de substância. Ele também mostra que cerca da metade dos adultos britânicos acham que a ciência e o cristianismo são incompatíveis, enquanto pouco mais de um terço (36%) diz que são compatíveis.

Ainda mais, a pesquisa revela que 46% dos entrevistados concordam que “todas as religiões têm algum elemento de verdade nelas”, e 49% que “os humanos são seres espirituais de coração”, e 64% que “há algumas coisas que a ciência nunca será capaz de explicar”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

anchieta-e-imigrantes-apresentam-congestionamento-em-direcao-ao-litoral-de-sp

G1 Santos

Anchieta e Imigrantes apresentam congestionamento em direção ao litoral de SP

As rodovias Anchieta e Imigrantes apresentam congestionamento em direção ao litoral de São Paulo, nesta quarta-feira (28). O motivo é o excesso de veículos, que seguem para as praias da Baixada Santista para as festas de fim de ano. De acordo com a Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes. Na via Anchieta, sentido Baixada Santista, o congestionamento é do km 36 ao km 40, pelo alto fluxo de veículos. Pelo […]

today28 de dezembro de 2022 20

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%