Os recursos, segundo o ministro, sairão da Autoridade Portuária de Santos, a administradora do Porto de Santos, uma estatal federal.
Ele disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu celeridade na assistência às regiões afetadas.
“Conseguimos a liberação emergencial de R$ 2 milhões através da Autoridade Portuária de Santos para doação de mantimentos para as vítimas das chuvas no Litoral de SP. O governo federal está atento, e o presidente Lula nos pediu agilidade para colaborar com as famílias desabrigadas”, escreveu França nas redes sociais.
Veja as principais informações sobre as chuvas:
- Morte de pelo menos 19 pessoas;
- A Prefeitura de São Sebastião decretou estado de calamidade na cidade, onde pelo menos 50 casas desabaram e há pessoas desabrigadas;
- Em vários locais do litoral, há registro de falta de água, luz e sinal de celular;
- Em Juquehy, carros ficaram submersos;
- Há interdições nas rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios;
- Helicópteros da PM têm dificuldade para resgatar vítimas durante chuva;
- Exército vai enviar aeronaves para ajudar no resgate;
- Mais de 100 bombeiros trabalham nas buscas em São Sebastião e Ubatuba;
- Em 24 horas, choveu o esperado para todo o mês de fevereiro em 3 das 4 cidades do Litoral Norte, segundo a Defesa Civil.
Mais cedo, o ministro da Integração, Waldez Góes, afirmou que agentes da Defesa Civil Nacional vão ainda neste domingo para o litoral norte de São Paulo, participar de ações de assistência às vítimas e desobstrução de áreas impactadas.
Goéz também disse que não haverá “problemas nem sobressalto para liberação de recursos” para socorrer as áreas atingidas e, depois, para reconstruí-las.
“Não faltará nem pessoas, nem equipamento, nem transporte, nem o que for necessário”, disse. “Nós não temos problemas de recursos, porque isso foi corrigido ainda em dezembro, na medida que foi votada no Congresso Nacional. Se [faltar], já falei com a ministra Simone Tebet [do Planejamento], e isso será resolvido.”
O ministro se referiu à PEC da Transição, aprovada no fim do ano passado, permitindo a recomposição de verba para os ministérios neste ano.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)