G1 Mundo

Mojtaba Khamenei: quem é o filho do aiatolá Ali Khamenei que pode suceder o pai no Irã

today21 de maio de 2024 10

Fundo
share close

Disputa pelo poder no país ficou embaralhada após a morte de Ebrahim Raisi, presidente do Irã, e, até então, também cotado para suceder Khamenei.


A morte do presidente do Irã em um acidente de helicóptero embaralhou a disputa pelo poder no país. Ebrahim Raisi era um dos nomes mais cotados para ser o sucessor do líder-supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, como explica Leonardo Trevisan, professor de Relações Internacionais da ESPM.



“Ele estava sendo preparado para ser o sucessor de Khamenei. É aqui que a situação fica mais difícil. É muito claro e é bastante provável que nesse contexto que Raisi não pode substituir Khamenei, é nesse contexto que a sucessão de Khamenei se abre. Há um choque político interno nesta cúpula iraniana que pode ou não chegar às ruas.”

Ali Khamenei é o líder supremo do Irã — Foto: Reuters

“Mojtaba Khamenei tem cargos mais ou menos estruturados dentro do espectro político iraniano, ele avançou em cargos administrativos, ele tem um grupo político em torno dele. Isso é um fato.”

Mas, ao mesmo tempo, o nome de Mojtaba também criaria um paradoxo para o país — a Revolução Iraniana nasceu justamente da luta contra as dinastias dos xás.

“Há um obstáculo. Um dos primeiros, um dos principais poderes da revolução iraniana, era extinguir as dinastias do xás antigos iranianos. Olha que coisa cruel que é a história. Agora nós vamos criar uma dinastia de xás igualzinha aquela?”

“É nesse sentido que a gente vai entender melhor a luta política. Aqueles grupos de extrema-direita que chegaram ao parlamento iraniano vão perder para quem? A ortodoxia radicalizada deles vai levar para que lado, exatamente, tanto a sucessão do presidente como a sucessão do próprio Khamenei? Esse quadro deixa um espaço em aberto. Esse quadro deixa exatamente uma preocupação muito alta.”

O que você precisa saber:

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.

VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO

A disputa pelo poder no Irã

A disputa pelo poder no Irã

O futuro do Irã após morte do presidente

O futuro do Irã após morte do presidente




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

uma-pessoa-morre-e-dezenas-ficam-feridas-apos-turbulencia-em-voo-que-ia-de-londres-a-singapura

G1 Mundo

Uma pessoa morre e dezenas ficam feridas após turbulência em voo que ia de Londres a Singapura

A vítima é um passageiro de nacionalidade britânica de 73 anos de idade que teria problemas cardíacos. Uma das possíveis causas da morte, que está sendo investigada, é ataque cardíaco. O voo SQ321 havia saído de Londres, e o evento ocorreu faltando cerca de uma hora e meia para o pouso em Singapura. O comandante declarou emergência e realizou um pouso não programado em Bangkok, na Tailândia, onde os feridos […]

today21 de maio de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%