G1 Santos

Moradores do litoral de SP sentem reflexos de terremoto no Chile

today19 de julho de 2024 4

Fundo
share close

Moradores da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, sentiram tremores no mesmo horário que um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região próxima ao deserto do Atacama, no norte do Chile, perto da fronteira com Bolívia e Argentina. Segundo a Defesa Civil Estadual e o Centro de Sismologia, os abalos sísmicos sentidos pelos moradores foram reflexos do fenômeno.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que recebeu relatos de tremores de baixa densidade em Santos e São Vicente. Já o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado em Praia Grande.

Em nota, a corporação informou que três viaturas foram para o bairro Tupi vistoriar imóveis de moradores que sentiram os tremores. Apesar disso, nenhuma avaria foi constatada nas edificações.



O sismólogo Bruno Collaço afirmou que o Centro de Sismologia, da Universidade de São Paulo (USP), recebeu dezenas de relatos de tremores de terra na noite de quinta-feira (18). “Na verdade, trata-se de um sísmico que ocorreu no norte do Chile, perto da divisa com a Argentina”, explicou ele, em vídeo enviado ao g1.

Sismólogo explica tremores sentidos no estado de SP

Sismólogo explica tremores sentidos no estado de SP

Segundo o diretor de comunicação da Defesa Civil Estadual, Roberto Farina Filho, moradores da Baixada Santista relataram terem sentido abalos sísmicos por meio de movimentos de vai e vem de objetos dentro das casas e algumas pessoas chegaram a deixar os prédios.

“A gente sabe que em Santos tem prédios próximos da orla que são inclinados devido à faixa arenosa, então as pessoas acabando fincando um pouco assustadas. Mas, a Defesa Civil esteve em vários pontos da Baixada Santista orientando as pessoas e informando que era só um susto ocasionado por uma questão que aconteceu no Chile”, explicou, em entrevista à TV Tribuna.

No entanto, o profissional explicou que não houve qualquer risco à população. “Não compromete infraestrutura dos edifícios e edificações, é só mesmo esse movimento pendular seja do lustre ou de uma planta, que é sentido de uma forma bem baixa”, disse.

De acordo com Roberto Farina Filho, não é comum que o Estado de São Paulo sinta reflexos de terremotos no Chile, por isso a população estranha. “Tem que acontecer um conjunto de fatores para que essa onda sísmica chegue até o Estado de São Paulo”, explicou.

Um desses fatores é o horário. Na quinta-feira (28), o abalo ocorreu durante a noite, quando a maioria das pessoas estava em casa e, por isso prestaram mais atenção.

Bruno Collaço explicou que os tremores daquela região podem ser sentidos em São Paulo dependendo da magnitude e profundidade. “São Paulo está numa bacia sedimentar que tem a característica de amplificar as ondas sísmicas”, descreveu o sismólogo.

Terremoto de 7.3 atinge o Deserto do Atacama, no Chile

Terremoto de 7.3 atinge o Deserto do Atacama, no Chile

Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu a 126 km de profundidade.

O epicentro foi localizado a 20 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta, que fica a 1.630 km da capital Santiago.

O serviço hidrográfico chileno descartou alerta de tsunami, afirmando que “o tremor não reúne as condições necessárias para gerar ondas gigantes na costa do país”.

Local do terremoto de 7,3 graus que atingiu o norte do Chile — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-faz-a-empresa-crowdstrike,-apontada-como-responsavel-por-apagao-global

G1 Mundo

O que faz a empresa CrowdStrike, apontada como responsável por apagão global

Ainda não se sabe exatamente o que está provocando o apagão global. Ações da CrowdStrike desabaram 14% nas primeiras horas de negociações. As ações da Microsoft também caíram, assim como a de empresas no setor de turismo e viagens, que são as mais afetadas pelo apagão até agora. A Crowdstrike é uma empresa de segurança online fundada em 2011 cujo objetivo é proteger algumas das maiores empresas do mundo de […]

today19 de julho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%