G1 Santos

Morro em Guarujá, SP, terá sistema de sirenes para alertar sobre emergências climáticas

today12 de setembro de 2023 2

Fundo
share close

O Morro da Barreira do João Guarda, em Guarujá, no litoral de São Paulo, assim como áreas em São Sebastião, no litoral norte, e Franco da Rocha, no interior paulista, vão ganhar um sistema de sirenes para alertar sobre temporais e deslizamentos. O investimento nas cidades será de R$ 4,6 milhões e a ação será coordenada pela Defesa Civil Estadual.

As cidades foram escolhidas pelo governo do estado após análises da equipe técnica da Defesa Civil com base nos riscos e estatísticas de acidentes geológicos.

Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que a cidade foi escolhida após análises sobre o risco de deslizamentos e alagamentos, alto volume de chuva registrado nas regiões, número de mortes e desalojados, além da presença do centro de operações e controle 24 horas.



Imagens de drone mostram antes e depois dos deslizamentos em Guarujá, SP — Foto: Reprodução

Os equipamentos serão instalados no Morro da Barreira do João Guarda, na região da Enseada. Os parâmetros de acionamento do sistema serão definidos nos próximos meses, em conjunto com o governo do estado.

A prefeitura informou que uma licitação pública, que prevê a compra dos equipamentos e a instalação das torres de transmissão, foi aberta na última segunda-feira (11). Além do sistema de sirenes, o município conta com 15 estações com pluviômetros automáticos, que cobrem 143 km² de extensão da Ilha de Santos Amaro.

A cidade ainda possui sensores de umidade para monitoramento do solo e também monitoramento climático com sensores de raios e radar meteorológico. Além disso, a Defesa Civil mantém as vistorias preventivas diárias, palestras nas escolas e trabalhos junto ao Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil Prainha Branca.

Morro Barreira do João Guarda em obras — Foto: Prefeitura de Guarujá/ Helder Lima/ Divulgação

Em fevereiro deste ano, durante nova tragédia ocasionada por temporais na Baixada Santista, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se manifestou sobre a importância de um sistema de sirenes para alertar a população de forma rápida e efetiva.

As cidades já contam com avisos por SMS sobre desastres, como o feito para os moradores de São Sebastião antes dos deslizamentos, mas, segundo o governador um sistema de alerta imediato era necessário para não depender de um único meio de comunicação.

Veja onde ficam as cidades do Litoral Norte mais afetadas pela chuva

Veja onde ficam as cidades do Litoral Norte mais afetadas pela chuva

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-oferta-18-vagas-de-emprego-nesta-quarta-feira-(13)

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá oferta 18 vagas de emprego nesta quarta-feira (13)

Abaixo, veja as exigências de cada chance e como concorrer a cada uma 10 vagas – Técnico de Enfermagem Experiência: Não exigida Escolaridade: Ensino Médio completo  Observação: Estar com o Coren ativo 02 vagas – Almocista/Recepcionista  Experiência: 6 meses comprovados em Carteira de Trabalho Escolaridade: Ensino Médio completo Observação: Obrigatório Excel e Word 02 vagas- Técnico/Mecânico de Manutenção de Ar Condicionado      Experiência: 6 meses comprovados em Carteira de Trabalho Escolaridade: Ensino Médio completo Observação: […]

today12 de setembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%