G1 Santos

Multidão faz cortejo em despedida a PM assassinado no litoral de SP; VÍDEO

today8 de fevereiro de 2024 5

Fundo
share close

Familiares, amigos e policiais realizaram um cortejo para se despedirem, nesta quinta-feira (8), do cabo PM José Silveira dos Santos, do 2° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP). Ele morreu após ser baleado durante patrulhamento, no bairro Jardim São Manoel, em Santos, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1, mostram a fila extensa de viaturas da polícia que participaram da homenagem ao agente de segurança pública (veja o vídeo acima).

O policial foi baleado na região lateral do abdômen, segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, na manhã da última quarta (7), na Rua João Carlos de Azevedo. Um colega de farda também foi atingido por um disparo na cabeça. Durante a ação, um suspeito pulou de um prédio e morreu na calçada. Já outro foi baleado.

Cortejo de viaturas contou com a presença do helicóptero Águia para despedida do cabo José Silveira dos Santos — Foto: Reprodução



O caixão com o corpo do cabo foi colocado em cima de uma viatura do Corpo de Bombeiros (veja abaixo), que percorreu algumas vias da cidade. A homenagem contou com a participação de policiais.

Nas imagens áereas, obtidas pelo g1, é possível ver uma enorme fila de motocicletas e carros na avenida da praia.

Com cortejo de viaturas, PM se despede de cabo José Silveira dos Santos, que morreu após ser baleado durante patrulhamento — Foto: Reprodução

O cortejo seguiu até o Cemitério Municipal da Areia Branca, onde o corpo foi velado e sepultado no Mausoléu da Polícia Militar. No local, muitos policiais e familiares aguardavam pela chegada do policial para a despedida (veja abaixo).

Com cortejo de viaturas, PM se despede de cabo assassinado, no bairro Jardim São Manoel, em Santos (SP) — Foto: g1 Santos e Yasmin Braga/g1

O caso aconteceu, na manhã desta quarta-feira (7), na Rua João Carlos de Azevedo, no bairro Jardim São Manoel. De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, um dos policiais é um sargento e foi atingido na cabeça. O cabo José Silveira dos Santos foi baleado na região lateral do abdômen. Durante a ação, um suspeito pulou de um prédio e morreu na calçada. Já outro foi baleado.

Os dois policiais atingidos foram socorridos pela própria PM e levados à Santa Casa de Santos. A Prefeitura de Santos informou que o Samu atendeu os dois suspeitos, sendo que um deles veio a óbito no local e o outro também foi encaminhado à Santa Casa de Santos.

Suspeito pulou de um prédio e morreu na calçada em Santos (SP) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por volta das 13h desta quarta-feira, a Polícia Militar comunicou a morte do Cabo PM José Silveira dos Santos. A corporação informou que “foi covardemente alvejado por criminosos”. O Policial Militar informou que ele deixa esposa e dois filhos.

“Que a família encontre forças para superar essa tragédia e que a justiça seja implacável para que os responsáveis por estes atos covardes sejam devidamente responsabilizados”, informou a PM, em nota.

O caso foi registrado no 5º Distrito Policial (DP) da cidade. O g1 entrou em contato com a Polícia Militar (PM) e com a SSP-SP, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

Policiais militares Marcelo Augusto da Silva, Samuel Wesley Cosmo e José Silveira dos Santos, mortos na Baixada Santista (SP) — Foto: Reprodução/Redes Sociais e g1 Santos

Segundo a Polícia Civil, Marcelo foi atingido por um disparo na cabeça e dois no abdômen. Ele integrava o 38º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) de São Paulo, mas fazia parte do reforço da Operação Verão em Praia Grande (SP).

No dia 2 de fevereiro, o policial das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) Samuel Wesley Cosmo morreu durante patrulhamento de rotina na Praça José Lamacchia, no bairro Bom Retiro. O agente chegou a ser socorrido para a Santa Casa de Santos (SP), mas morreu na unidade.

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

Gabinete na Baixada Santista

Após a morte do cabo da PM José Silveira dos Santos, na quarta-feira (7), a Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP-SP) montou um gabinete em Santos para coordenar a operação policial da região.

Secretário de Segurança de SP, Guilherme Derrite concedeu entrevista coletiva em Santos — Foto: Silvio Luiz/A Tribuna Jornal

O titular da pasta, Guilherme Derrite, anunciou uma recompensa de R$ 50 mil por informações sobre o assassino do PM da Rota Samuel Wesley Cosmo.

Ele ainda se posicionou sobre o nome da operação policial em vigor. Derrite corrigiu uma informação errada da pasta que, após a morte do PM da Rota Samuel Cosmo, disse ter deflagrado uma nova Operação Escudo na região.

O secretário apontou que o aumento do efetivo no litoral paulista após o assassinato do policial se deve a um reforço na Operação Verão e que a instalação do gabinete da SSP-SP no CPI-6, na quinta-feira (8), representa a 3ª fase da ação.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tribuna-verao-2024-deixa-marca-de-mais-de-30-mil-visitantes-na-praia-do-gonzaga

G1 Santos

Tribuna Verão 2024 deixa marca de mais de 30 mil visitantes na Praia do Gonzaga

Ao longo dos 24 dias de celebração na praia do Gonzaga, ao lado do Canal 3, mais de 30 mil pessoas participaram das atividades oferecidas, transformando a orla de Santos em um verdadeiro playground de entretenimento. Desde o dia 12 de janeiro, o evento proporcionou experiências de lazer para públicos de todas as idades, reforçando a ideia de que o verão em Santos é sinônimo de diversão, cultura e educação. […]

today8 de fevereiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%