G1 Santos

Mutirão de limpeza retira mais de 7 kg de microlixo em praia de Santos, SP

today3 de junho de 2024 9

Fundo
share close

Um mutirão de limpeza removeu 7,105 kg de microlixo de uma praia de Santos, no litoral de São Paulo. A ação nos arredores do canal 6 teve como objetivo sensibilizar a população para as complicações ambientais causadas pelo descarte irregular nas praias.

A atividade durou três horas e contou com aproximadamente 30 pessoas no domingo (2). Segundo a Prefeitura de Santos, foram recolhidas 1,2 mil embalagens alimentares, 235 filtros de cigarro e 69 tampas de garrafa pet, além de fragmentos de papel, madeira, isopor, roupas e acessórios.

Com apoio da prefeitura, o mutirão foi realizado pela ONG Ecomov e integrou o estágio voluntário de estudantes da Universidade Santa Cecília. Os universitários realizam trabalho de campo para a formação de um artigo científico junto ao Ministério Público de São Paulo, por meio do núcleo da Baixada Santista do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema).



Além disso, a ação visou auxiliar na criação de políticas públicas para o descarte adequado de materiais. Por isso, foram coletados e identificados diversos resíduos, a fim de gerar um catálogo para análise e estudo de origem.

Fundador da Ecomov e um dos organizadores do mutirão de limpeza, Rodrigo Brandão explicou que a promoção do conteúdo técnico-científico e a formação de dados são os primeiros passos para reduzir o impacto ambiental causado pelo microlixo.

Mutirão de limpeza retirou mais de 7 kg de microlixo em praia de Santos, SP — Foto: Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

“Contribuímos na elaboração de uma legislação mais eficaz, visando criar uma economia circular onde o comerciante possa futuramente trocar os materiais descartados por bonificações que venham a ajudar no seu lucro. Reduzimos o volume de microlixo nas praias, formando um novo conceito e equilíbrio ecológico”, disse, em nota publicada pela prefeitura.

Segundo os participantes do mutirão, a atividade preserva a vida marinha, conscientiza a população, fomenta a educação ambiental, fortalece o ambiente acadêmico e contribui para o desenvolvimento de políticas públicas.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brinquedo-pega-fogo-e-pessoas-fogem-as-pressas-em-parque-de-diversoes-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Brinquedo pega fogo e pessoas fogem às pressas em parque de diversões no litoral de SP; VÍDEO

Seis pessoas estavam dentro do brinquedo quando o fogo começou. Prefeitura de Praia Grande (SP) informou que o foco de incêndio foi causado por um curto-circuito na caixa de comando do equipamento. Brinquedo pega fogo e pessoas fogem às pressas em parque de diversões no litoral de SP Um brinquedo pegou fogo em um parque de diversões em Praia Grande, no litoral de São Paulo. De acordo com a prefeitura […]

today3 de junho de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%