G1 Mundo

Na Colômbia, Lula diz que países com floresta amazônica podem assumir compromisso de zerar desmatamento até 2030

today8 de julho de 2023 5

Fundo
share close

A declaração foi durante viagem à Leticia, na fronteira com o Brasil, para o encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano.

O evento também contou com a participação do presidente colombiano, Gustavo Petro, que convidou Lula para o evento. Foi a primeira viagem de Lula à Colômbia neste terceiro mandato.

O encontro serviu de prévia para a Cúpula da Amazônia, que o Brasil sediará entre 8 e 9 de agosto, em Belém (PA). A cúpula reunirá os presidentes dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que Lula gostaria de ver assumir o compromisso de zerar o desmatamento até 2030.



  • Bolívia
  • Brasil
  • Colômbia
  • Equador
  • Guiana
  • Peru
  • Suriname
  • Venezuela

“Meu governo está comprometido a zerar o desmatamento até 2030. Esse é um compromisso que os países amazônicos podem assumir juntos na cúpula de Belém”, disse Lula.

Lula saiu de Brasília a caminho da cidade colombiana de Letícia, vizinha ao município brasileiro de Tabatinga (AM), na região amazônica, por volta das 9h30.

No encontro com o presidente colombiano, os dois discutiram medidas de preservação e desenvolvimento da Amazônia.

Durante a reunião, Lula e Petro recebem o resultado dos debates de especialistas, pesquisadores, representantes dos povos indígenas, da sociedade civil e de entidades que prestam cooperação internacional na região.

No primeiro semestre, o desmate caiu 34% em relação aos seis primeiros meses de 2022. Em junho, queda ainda maior: 41% na comparação com mesmo mês de 2022.

A preservação da floresta é uma das principais bandeiras de Lula nas viagens internacionais, em oposição à política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fragilizou a fiscalização na Amazônia.

Recursos para países com florestas

No discurso na Colômbia, Lula voltou a cobrar dos países desenvolvidos recursos para financiar ações de combate ao desmatamento em nações em desenvolvimento. O presidente quer o apoio dos demais países amazônicos.

“Vamos ter de exigir juntos que os países ricos cumpram seus compromissos incluindo a promessa feita em Copenhague em 2019, de 100 milhões de dólares por ano para ação climática, afinal foram eles que emitiram historicamente a maior parte dos gases de efeito estufa”, afirmou Lula.

Anfitrião, Petro também destacou que as promessas assumidas por países não se cumpriram, o que exige uma reflexão das medidas necessária para preservar as florestas.

Segundo o líder colombiano, combater as mudanças climáticas obriga um investimento anual de US$ 3,3 bilhões de dólares.

“Isso significa uma mudança no sistema financeiro mundial, significa uma mudança nas relações econômicas mundiais, significa priorizar a vida em vez do capital”, disse.

Lula citou a proposta de estabelecer um “observatório regional da Amazônia”, que produzirá dados sobre a região para orientar políticas públicas nos oito países cobertos pela floresta.

O presidente citou a intenção de ter um sistema de controle de tráfego aéreo integrado para auxiliar no combate a crimes na região, como garimpo e extração de madeira ilegais e grilagem.

“Na ausência do Estado, o narcotráfico se espalha e se torna vetor de crimes ambientais”, disse.

Lula ainda defendeu que é preciso valorizar o papel de prefeitos, governadores e parlamentares para definir e executar políticas públicas na Amazônia.

Presidentes Lula (Brasil) e Petro (Colômbia) discutem ações para preservar a Amazônia — Foto: Cláudio Kbene/Secretaria de Comunicação da Presidência da República




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video-mostra-destrocos-de-aviao-que-caiu-perto-de-aeroporto-em-los-angeles,-nos-eua

G1 Mundo

Vídeo mostra destroços de avião que caiu perto de aeroporto em Los Angeles, nos EUA

As autoridades que foram ao local encontraram uma aeronave em chamas em um campo. Os seis ocupantes foram declarados mortos no local. Avião pega fogo e deixa seis pessoas mortas na Califórnia Um pequeno jato que levava seis pessoas caiu perto de um aeroporto na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, neste sábado (8). Todos que estavam a bordo morreram. A aeronave, um jato executivo Cessna C550, estava viajando […]

today8 de julho de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%