G1 Mundo

Na véspera da ‘Superterça’, Donald Trump vence caucus republicano da Dakota do Norte

today5 de março de 2024 6

Fundo
share close

O ex-presidente Donald Trump venceu o caucus republicano da Dakota Norte, nesta segunda-feira (4), na véspera da “Superterça”. De acordo com a Associated Press, com mais de 95% das urnas apuradas, Trump teve 84,6% dos votos, enquanto Nikki Haley somou 14,1%.

Como teve mais de 60% dos votos, Trump deve ficar com todos os 29 delegados da Dakota do Norte. Com isso, ele deve chegar ao total de 273, enquanto Haley tem 43. São necessários 1.215 delegados para ser nomeado candidato republicano à Casa Branca.

Os caucus são espécies de pequenas assembleias nas quais eleitores debatem e, na sequência, votam no candidato que acham que deve concorrer pelo partido do qual são afiliados — neste caso, o Partido Republicano.



Apesar de ser um modelo diferente, os caucus têm a mesma finalidade que as primárias.

Eleições nos EUA: O que é e qual a importância da Superterça

Eleições nos EUA: O que é e qual a importância da Superterça

Nesta terça-feira (5) acontece a Superterça, quando eleitores de 15 estados e do território de Samoa Americana vão às urnas.

Do lado republicano, Donald Trump e Nikki Haley disputam a atenção dos eleitores para ser o candidato oficial do partido à Casa Branca. O ex-presidente é o favorito.

Já em relação aos democratas, Joe Biden enfrenta Dean Phillips e Marianne Williamson. O atual presidente é o grande favorito.

Com os candidatos de cada partido praticamente definidos, a Superterça deste ano será a menos importante das duas últimas décadas, segundo especialistas ouvidos pelo g1.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

suprema-corte-decide-que-trump-pode-disputar-eleicoes-dos-eua

G1 Mundo

Suprema Corte decide que Trump pode disputar eleições dos EUA

Com a decisão, Trump segue qualificado para ser pré-candidato pelo Partido Republicano --ele é o favorito para concorrer pela sigla. A sentença da Suprema Corte reverte uma decisão específica do estado do Colorado, mas valerá para qualquer outro estado que conteste a presença de Trump na urna -- e, consequentemente, para todo o país. Na prática, não há mais chance de que o ex-presidente fique de fora da corrida eleitoral. […]

today5 de março de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%