G1 Mundo

‘Não estou surpreso’, diz Biden sobre possível morte de líder do Grupo Wagner

today24 de agosto de 2023 9

Fundo
share close

Yevgeny Prigozhin estava entre passageiros de aeronave que caiu perto de Moscou.


Joe Biden comentou possível morte de líder do Grupo Wagner. — Foto: Reuters



O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na quarta-feira (23) que não ficou surpreso com relatos de que Yevgeny Prigozhin, chefe do grupo de mercenários russo Wagner, pode ter morrido em um acidente de avião perto de Moscou.

“Não sei ao certo o que aconteceu, mas não estou surpreso”, disse Biden aos repórteres. “Não acontece muita coisa na Rússia que Putin não esteja por atrás, mas não sei o suficiente para saber a resposta.”

Prigozhin, de 62 anos, liderou um motim contra o alto escalão do exército russo nos dias 23 e 24 de junho, o que, segundo Putin, poderia ter levado a Rússia a uma guerra civil.

Em julho, Biden comentou a situação do líder do Grupo Wagner.

“Se eu fosse ele, teria cuidado com o que como. Estaria de olho no meu cardápio”, disse Biden durante uma entrevista coletiva. “Mas, brincadeiras à parte, não creio que nenhum de nós saiba ao certo qual será o futuro de Prigozhin na Rússia.”

Dias depois, o diretor da CIA, William Burns, também falou sobre o russo.

“Putin é alguém que geralmente pensa que a vingança é um prato que se come frio. Então ele vai tentar resolver a situação na medida do possível. Mas, novamente, na minha experiência, Putin é o apóstolo definitivo da vingança. Portanto, eu ficaria surpreso se Prigozhin escapasse de mais represálias por isso. Então, nesse sentido, o presidente [Biden] está certo. Se eu fosse Prigozhin, não demitiria meu provador de comida”, afirmou.

O motim de Prigozhin em junho terminou com negociações e um aparente acordo do Kremlin que o levou a concordar em mudar-se para a vizinha Belarus. Mesmo assim, ele pareceu circular livremente dentro da Rússia após o acordo.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prigozhin-estava-a-bordo-de-voo-que-caiu-na-russia,-diz-agencia-civil-de-aviacao

G1 Mundo

Prigozhin estava a bordo de voo que caiu na Rússia, diz agência civil de aviação

A agência de aviação russa, Rosaviatsia, publicou os nomes e disse que todos estavam no voo "de acordo com a companhia aérea". Além de Prigozhin, também estava a bordo Dmitry Utkin, outro comandante do grupo paramilitar. O canal de Telegram Grey Zone, ligado ao Grupo Wagner, divulgou uma nota afirmando que Prigozhin morreu no acidente. Keir Giles, especialista em relações internacionais, pediu cautela sobre os relatos da morte do chefe […]

today24 de agosto de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%