G1 Santos

Navio asiático com tripulantes com Covid-19 é autorizado a operar no Porto de Santos

today15 de junho de 2022 8

Fundo
share close

Presidente do Sindicato dos Estivadores relata que os demais trabalhadores estão em pânico por ter que trabalhar à bordo da embarcação.

Navio asiático atracado no Porto de Santos com tripulantes infectados pela covid-19 é autorizado pela Anvisa à operar — Foto: Reprodução



Um navio porta-contêineres atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, está com oito tripulantes com Covid-19, segundo informações do presidente do Sindicato dos Estivadores, Bruno José dos Santos, nesta quarta-feira (15). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a operação na embarcação. De acordo com o sindicato, os demais funcionários estão preocupados com a situação.

A embarcação é de Singapura e está atracada no Porto de Santos desde segunda-feira (13). A previsão é que o navio fique até sábado (18) no cais santista, quando parte rumo à Buenos Aires, na Argentina. A Santos Port Authority, a autoridade portuária de Santos, confirmou ao g1 que o início das operações da embarcação foi autorizado pela Anvisa.

A Anivsa informou, por meio de nota, que identificou e notificou 1 caso de Covid-19 quando o navio Monte Azul saiu dos EUA. Ao chegar ao Brasil, a Anvisa determinou a paralisação das operações da embarcação, até que todos fossem testados e passassem por avaliação médica.

A Anvisa diz que a tripulação estava 100% vacinada, com o ciclo vacinal completo e assintomática. Os resultados dos testes demonstraram 8 positivados, que estão isolados a bordo. Conforme a RDC 584, de dezembro de 2021, as embarcações com 100% da tripulação vacinada estão dispensadas de outras medidas como mudança da tripulação, quarentena em trabalho ou quarentena da embarcação.

Ainda segundo a Anvisa, dessa forma, a continuidade das atividades para os demais tripulantes é possível mantendo-se as medidas preventivas, como por exemplo, uso constante de equipamento de proteção individual (EPI) para os indivíduos.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Estivadores, mesmo estando desde o dia 13 atracado, as operações do navio no cais santista só começaram no início da noite desta terça-feira (14). Ele diz que recebeu diversas ligações de estivadores, que são vinculados ao terminal onde o navio está atracado, afirmando que teriam que trabalhar a bordo da embarcação com infectados.

“Colocar os trabalhadores a exposição não é aceitável. Infelizmente estão todos em pânico e não podem sequer negar em fazer o trabalho com medo de serem despedidos. Os trabalhadores estão sofrendo um terror psicológico com essa situação”, disse o presidente do sindicato.

De acordo com ele, foram disponibilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que não fazem parte do dia a dia do trabalho, como macacão de Tyvek, para proteção em operações químicas, além de máscaras e luvas.

Ainda segundo o presidente do sindicato, todos os infectados estão isolados em uma parte do navio. Ele diz que desconhecia essa medida. “Não conhecia esse protocolo, o antigo prezava-se a assistência médica à tripulação, e o navio ia para uma quarentena na barra. Esse novo protocolo da Anvisa põe em risco todos os trabalhadores e também todos moradores da região”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

5-conselhos-a-um-casal-cristao-que-pensa-em-se-divorciar

Pleno News

5 conselhos a um casal cristão que pensa em se divorciar

Renato Vargens - 15/06/2022 12h58 5 conselhos a um casal cristão que pensa em se divorciar Foto: Pixabay Lamentavelmente não são poucos os casais cristãos que têm enfrentado problemas no casamento, e que devido a isso pensam seriamente em se divorciar. Visando ajudar esses irmãos a superarem suas crises conjugais, gostaria de trazer cinco conselhos práticos. Senão, vejamos: 1. Não seja precipitado em suas decisões. Lembre-se de que a Palavra […]

today15 de junho de 2022 150

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%