G1 Mundo

Neymar na Arábia Saudita: como transferência de estrelas enfraquece futebol brasileiro

today15 de agosto de 2023 10

Fundo
share close

Contratação de Neymar pelo clube saudita Al-Hilal representa ‘apequenamento’ na carreira do jogador, e os efeitos da inflação no mercado da bola devem ser sentidos também no Brasil, avalia Rodrigo Capelo.


Neymar Jr oficializou nesta segunda-feira (14) sua transferência para o clube saudita Al-Hilal. Com um contrato avaliação em 320 milhões de euros (R$ 1,7 bilhão), o jogador entra para a lista de aquisições do mercado da bola saudita.



O investimento no esporte – tanto na compra de jogadores, como no financiamento do governo em clubes sauditas – faz parte de um projeto para mudar a imagem do país a longo prazo. É o que explica o jornalista Rodrigo Capelo em entrevista a Natuza Nery.

“Como negócio de futebol, a conta não fecha. Mas para um fim político do país, de diplomacia, aí a gente começa a entender do que se trata esse jogo.”

O futebol brasileiro, no entanto, deve sentir os efeitos de uma possível inflação no esporte.

“O Campeonato Brasileiro, que era o sexto do mundo, talvez passe pra sétimo. A liga da Arábia Saudita parece estar fazendo tudo direitinho e com muito dinheiro. A gente vai perder o nosso lugar. A gente não vai nem mais conseguir chegar numa final de Mundial de Clubes porque vai perder sempre na semifinal para o clube da Arábia, que vai vir com muito dinheiro.”

Capelo avalia ainda que, embora vantajosa em níveis financeiros, a contratação de Neymar representa também o “apequenamento” do jogador.

“Quando você vai jogar em um mercado emergente, o nível de desafio é menor”, explica Capelo. “Ele deixa de jogar com os principais jogadores do mundo, deixa de ser treinado pelos principais técnicos do mundo.”

Messi e Neymar — Foto: Sarah Meyssonnier/Reuters

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘dinamitar’-banco-central,-venda-de-orgaos-e-fim-da-educacao-obrigatoria:-as-propostas-radicais-de-javier-milei

G1 Mundo

‘Dinamitar’ Banco Central, venda de órgãos e fim da educação obrigatória: as propostas radicais de Javier Milei

Foi com esta frase que o candidato à Presidência da Argentina Javier Milei, representante do partido La Libertad Avanza, definiu sua surpreendente vitória neste domingo (13/08), nas eleições primárias do país. Com 30% dos votos, Milei, de 52 anos, tornou-se assim o favorito para vencer as eleições presidenciais, que ocorrerão em 22 de outubro. O candidato, que se define como libertário, superou as duas forças que governaram o país nas […]

today15 de agosto de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%