G1 Santos

Novos vereadores assumem cadeiras no legislativo de Praia Grande após julgamento de candidaturas ‘laranjas’ em eleição de 2020

today14 de dezembro de 2023 3

Fundo
share close

A Câmara Municipal de Praia Grande, no litoral de São Paulo, tem dois novos vereadores: Marcos Antônio, o Jabá (Rede), e Márcio Castilho (PTB) foram anunciados nesta quinta-feira (14) e vão substituir Michele Quintas dos Santos e Paulo Cesar Monteiro Silveira após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinar a cassação da chapa do Republicanos.

O TRE acatou de forma unânime, em sessão de julgamento virtual, um recurso eleitoral apresentado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSB) e pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), a respeito da candidatura fictícia do Republicanos na disputa.

Segundo o entendimento do relator e desembargador Coltrim Guimarães, houve fraude à cota de gênero com duas candidatas ‘laranjas’. O TRE confirmou a decisão ao g1 e afirmou: “Como consequência, foram anulados os votos atribuídos à agremiação e cassados os mandatos da vereadora Michele Correia Quintas dos Santos e do vereador Paulo Cesar Monteiro Silveira”.



A recontagem das eleições de 2020 foi realizada na sede da 317ª Zona Eleitoral da cidade. Conforme apurado pelo g1 junto ao cartório, os votos nos vereadores do Republicanos foram anulados e os que sobraram foram reprocessados. Desta forma, Jabá (Rede), e Márcio Castilho (PTB) assumiram uma cadeira no legislativo.

Nas redes sociais, Jabá anunciou a posse. “Queria agradecer todos os meus eleitores, a sociedade de Praia Grande e dizer que eu espero que vocês tenham orgulho de mim […]. Eu agora sou funcionário do povo. É o povo que paga o meu salário e tem que ir lá [na Câmara] me cobrar”, afirmou.

O g1 entrou em contato com Márcio Castilho, Michele Quintas dos Santos, Paulo Cesar Monteiro Silveira e com a Câmara Municipal de Praia Grande (SP), mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

O advogado Marco Antonio da Silva representa os partidos que solicitaram a reavaliação da contagem. Segundo ele, uma das candidatas, que morreu durante a pandemia, teria afirmado que apenas se candidatou para ver a vereadora Michele Quintas eleita. Ela teria mencionado, ainda, ser amiga da parlamentar.

O relator mencionou que uma das candidatas laranjas sofria com problemas mentais e que, provavelmente, os envolvidos no esquema se aproveitaram dessa vulnerabilidade para inseri-la na candidatura.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

escola-de-bailado-municipal-apresenta-espetaculos-de-fim-de-ano-em-santos;-confira-as-datas

G1 Santos

Escola de Bailado Municipal apresenta espetáculos de fim de ano em Santos; confira as datas

Apresentações tem início nesta quinta-feira (14) e seguem até domingo (17). Escola de Bailado Municipal de Santos apresenta espetáculos de fim de ano — Foto: Prefeitura de Santos A Escola de Bailado Municipal de Santos (EBMS), no litoral de São Paulo, fará dois espetáculos por dia no Teatro Municipal Braz Cubas. As apresentações começam nesta quinta-feira (14) e vão até domingo (17). A pequena temporada de apresentações conta com direção […]

today14 de dezembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%