Notícias

Onda de calor no México tem 10 cidades com recordes de temperatura

today12 de maio de 2024 11

share close

Dez cidades do México registraram altas de temperaturas recordes, incluindo a capital, informaram as autoridades na sexta-feira (10), em meio a uma onda de calor escaldante que levou a rede elétrica ao limite e provocou apagões em todo o país.

Na capital, Cidade do México, maior metrópole da América do Norte, normalmente temperada e de alta altitude, os termômetros atingiram 34,3ºC na quinta-feira (9), um décimo de grau a mais do que o recorde atingido apenas um mês antes.

A vizinha Puebla quebrou seu recorde anterior de 34,3°C, estabelecido em 1947, ao atingir 35,2°C na quinta-feira.



Em Ciudad Victoria, no Estado de Tamaulipas, na fronteira norte, em frente ao Texas, nos Estados Unidos, a temperatura atingiu 47,4°C na quinta-feira, quebrando o recorde anterior estabelecido em 1998.

O calor intenso causou apagões de várias horas em algumas áreas do México nesta semana, principalmente no norte, e fez com que as aulas fossem suspensas no Estado central de San Luis Potosi, que nesta semana atingiu 50°C.

Em um relatório semanal publicado na quinta-feira, o Ministério da Saúde do México relatou sete mortes relacionadas ao calor entre o início dessa temporada, em 17 de março, e 4 de maio, número que pode aumentar após as brutais temperaturas desta semana.

A mudança climática causada pelo homem e o El Niño têm aumentado as temperaturas em todo o mundo e causado ondas de calor mortais. 

O órgão regulador do sistema elétrico do México emitiu vários alertas nesta semana, enquanto a demanda em algumas partes do país excedia a oferta.

Entenda a crise do clima em gráficos e mapas

Entenda a crise do clima em gráficos e mapas

Câmaras de negócios e analistas do setor criticaram os apagões, acusando o governo de não investir em redes de transmissão de energia ou em geração suficiente para atender à demanda.

O presidente Andrés Manuel López Obrador, que deixa o cargo em outubro, descreveu os apagões como “excepcionais” e garantiu que o México tem capacidade suficiente de geração.

A onda de calor ocorre em meio a uma grave seca em todo o país, que causou um agravamento da crise hídrica em boa parte do México, colocando a água no centro das discussões para as eleições gerais de junho.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Notícias.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-prende-homem-com-3-mil-porcoes-de-drogas,-arma-e-anotacoes-do-trafico-em-santos,-sp

G1 Santos

Polícia prende homem com 3 mil porções de drogas, arma e anotações do tráfico em Santos, SP

A Polícia Civil prendeu um homem, de 19 anos, em flagrante por tráfico de drogas, associação ao tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, em Santos (SP). O suspeito estava armado e com uma mochila com três mil porções entorpecentes e outros itens ilícitos, dois outros homens que estavam com ele fugiram. A ação que resultou na prisão contou com policiais do 1º, 3º, 4º, 5º […]

today12 de maio de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%