G1 Santos

ONG coleta lixo internacional com materiais cancerígenos e corrosivos em praias no litoral de SP; FOTOS

today25 de maio de 2023 6

Fundo
share close

A ONG Ecomov revelou um aumento de 300% no volume de lixo internacional encontrado nas praias do litoral de São Paulo desde 2019. Na última coleta, realizada entre setembro de 2022 e maio de 2023, foram recolhidos 1,6 mil itens de origem estrangeira, incluindo material cancerígeno e corrosivo (veja fotos na galeria de imagens abaixo).

O lixo coletado em São Vicente e Peruíbe na Baixada Santista representam 75% do material internacional recolhido no litoral do estado.

Em São Vicente, a origem de lixos da China e Malásia predominaram, sendo respectivamente 40% chineses e 20% malaios. Também foram encontrados produtos da Turquia e Rússia.



Em Peruíbe, os lixos vindos da china foram os mais presentes, o equivalente a 37% do material recolhido. Na cidade também foram achados produtos dos EUA, Suécia, Alemanha, Turquia, Malásia e Singapura.

De acordo com Rodrigo Azambuja, presidente da Ecomov e educador ambiental, os materiais recolhidos vão desde embalagens alimentares, itens de higiene pessoal e cosméticos, até produtos utilizados na limpeza e manutenção de porões, selantes, colas e produtos com metabissulfito, que segundo ele é altamente cancerígeno e corrosivo.

Balanço realizado pela ONG Ecomov aponta que, desde 2019, o índice de lixo internacional no litoral paulista aumentou em 300%.

Conforme Azambuja, o primeiro registro e coleta de material com metabissulfito no litoral de São Paulo foi em 2019. Desde então, segundo ele, em todos os anos novas embalagens com o produto foram encontradas.

Ao g1, o presidente da ONG disse que, nesta quinta-feira (25), a organização abriu um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) para monitorar todas as praias do litoral de São Paulo.

A iniciativa busca catalogar os itens encontrados para pressionar as autoridades a intensificarem a fiscalização de limpeza de navios, já que, segundo ele, a maior parte do lixo internacional que vai parar nas praias vem de navios que atracam nos portos do estado.

O g1 pediu um posicionamento para o Gaema, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-oferta-nove-vagas-de-emprego-nesta-sexta-feira

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá oferta nove vagas de emprego nesta sexta-feira

Abaixo, veja as exigências de cada chance e como concorrer a cada uma delas 04 vagas – Técnico de Enfermagem Experiência: Não exigida Escolaridade: Ensino Médio Completo  Obs: Ter curso técnico ou superior em Enfermagem. Home care 12/36 02 vagas – Operador de Caixa Experiência: 6 meses sem comprovação em carteira Escolaridade: Ensino Médio Completo  Obs: Imprescindível experiência com operação de caixa 01 vaga – Cozinheira do serviço doméstico Experiência: 6 meses com comprovação em carteira Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto  01 […]

today25 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%