G1 Mundo

ONG denuncia ‘padrão duplo’ do Ocidente em relação a abusos dos direitos humanos

today28 de março de 2023 12

Fundo
share close

O relatório anual da AI sobre os direitos humanos no mundo denuncia o silêncio dos países ocidentais em 2022 sobre a situação na Arábia Saudita, a repressão no Egito e o tratamento de Israel aos palestinos.

“A resposta formidável do Ocidente à invasão russa à Ucrânia destacou um padrão duplo, expondo, em comparação, o quão insignificantes foram suas reações a tantas outras violações da Carta da ONU”, declarou Agnes Callamard, secretária-geral da Anistia.

Muitos países impuseram sanções a Moscou e abriram suas fronteiras para os refugiados ucranianos, e o Tribunal Penal Internacional (TPI) lançou uma investigação sobre crimes de guerra que o levou a pedir a prisão do presidente russo, Vladimir Putin. Esta resposta contrasta com a reação a outras situações, como na Arábia Saudita, onde pessoas são presas por sua opinião e 81 homens foram condenados à morte em um único dia.



Os Estados Unidos, que acolheram dezenas de milhares de ucranianos, expulsaram mais de 25 mil haitianos entre setembro de 2021 e maio de 2022, após submeterem “muitos deles a tortura e outros maus-tratos”, afirmou Callamard.

“Interesses individuais” de membros de instituições globais e regionais também impediram uma resposta adequada a conflitos onde milhares de pessoas perdem a vida, como na Etiópia, em Mianmar e no Iêmen, segundo a organização.

Deterioração na América Latina

No momento em que se completa neste ano o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que nasceu no fim da Segunda Guerra Mundial, a AI denuncia um retrocesso em todas as regiões do mundo.

“Na América Latina, vimos uma deterioração da proteção dos direitos, principalmente o direito de se manifestar, de ter opiniões diferentes”, disse Callamard, citando o caso do Peru.

Desde a queda do presidente peruano, Pedro Castillo, no fim de 2022, 54 pessoas morreram em protestos. A Justiça investiga sua sucessora, Dina Boluarte, para apurar sua responsabilidade nas mortes.

“Em vários casos, a resposta das autoridades aos protestos se traduziu em violações dos direitos humanos, incluindo o uso ilegítimo da força, especialmente contra a população indígena e camponesa”, apontou a organização.

“Os povos indígenas são os primeiros a serem afetados por esta repressão, seja no México, no Peru ou na Colômbia”, afirmou Callamard.

O relatório de 2022 também alerta para a violência contra as mulheres — principalmente no México, que registrou centenas de feminicídios “facilitados pela impunidade” — e para a discriminação sofrida por refugiadas venezuelanas em Colômbia, Equador e Peru.

Em um ano marcado pela decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de derrubar o direito ao aborto em nível nacional, a Anistia adverte que o procedimento “continuava sendo penalizado em cinco países” do restante do continente americano, como El Salvador.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sao-vicente-inicia-aplicacao-da-vacina-bivalente-para-profissionais-de-saude-acima-de-50-anos-a-partir-de-quarta

G1 Santos

São Vicente inicia aplicação da vacina bivalente para profissionais de saúde acima de 50 anos a partir de quarta

Para receber o imunizante, o público deverá procurar um dos 27 postos de vacinação da cidade. Vacina bivalente para profissionais de saúde acima de 50 anos será aplicada em São Vicente a partir de quarta-feira — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente A vacina bivalente, que imuniza contra a cepa original do vírus da Covid-19 e as variantes da Ômicron, será disponibilizada em São Vicente, no litoral de São Paulo, a […]

today28 de março de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%